Uma autora, cinco contos, muitas vozes: um estudo das vozes na narrativa de Karen Blixen
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2008-01-15
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Moraes, Liani Fernandes de
Orientador
Lopondo, Lílian
Título da Revista
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Título de Volume
Membros da banca
Trevisan, Ana Lúcia
Piteri, Sônia Helena de Oliveira Raymundo
Piteri, Sônia Helena de Oliveira Raymundo
Programa
Letras
Resumo
O corpus deste trabalho é constituído pela análise das múltiplas vozes que se fazem ouvir por meio dos discursos das personagens nos cinco contos de Anedotas do Destino, de Karen Blixen. Cada voz pode representar uma ou mais possibilidades de expressão, como a voz autobiográfica, a voz simbólica, ou ainda, a voz estatutária, revelando significados e
entonações segundo as posições mutáveis das personagens ao longo dos enredos. Tais vozes não podem ser consideradas conseqüências dos conflitos propostos; ao contrário, são elas que determinam os embates por meio dos quais se desenvolvem as narrativas. Este estudo baseia-se nos postulados de Mikhail Bakhtin referentes à teoria do dialogismo, os quais, no caso deste trabalho, foram transferidos para o conto, gênero híbrido cuja origem remonta ao período das histórias passadas através das gerações pela oralidade. No caso específico dos contos de Karen Blixen, a análise das vozes remete à própria gênese do conto como narrativa oral, cuja passagem para a forma escrita conserva certas características das vozes arquetípicas, as quais se fazem ouvir individual ou simultaneamente sobrepostas umas às outras, numa harmonia heteroglóssica geradora de múltiplos sentidos.
Descrição
Palavras-chave
voz , oralidade , arquétipo , símbolo , estatuto , sentido , voice , oral transmission , archetype , symbol , statute , meaning
Assuntos Scopus
Citação
MORAES, Liani Fernandes de. Uma autora, cinco contos, muitas vozes: um estudo das
vozes na narrativa de Karen Blixen. 2008. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.