O processo discursivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de entrevistas a alguns jornalistas
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2008-02-11
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Ferreira, Tânia Regina Exposito
Orientador
Borges, Maria Zélia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Pinto, Elisa Guimarães
Brandão, Helena Hathsue Nagamine
Brandão, Helena Hathsue Nagamine
Programa
Letras
Resumo
Qual seria o segredo de Luiz Inácio Lula da Silva? Homem pobre, migrante nordestino, nascido em Garanhuns, chegou a São Paulo e, como a maioria dos migrantes desta região, teve que lutar pela sobrevivência, vencendo cada etapa até conseguir o mais alto posto na hierarquia nacional, o de presidente da República do Brasil. Sua trajetória intriga muita gente. Seus discursos sempre arrastaram multidões que acreditavam e acreditam na sua fala . Foi metalúrgico e, posteriormente, líder sindical, proferindo seus discursos nas portas das fábricas, foi escolhido presidente do Partido dos Trabalhadores, eleito deputado Federal pelo povo e alçou-se ao cargo mais alto deste país. Pretende esta pesquisa, apoiada na análise do processo discursivo e na produção textual, analisar o processo discursivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de entrevistas a alguns jornalistas. Tem como objeto de análise duas entrevistas dadas por ele, na primeira, Lula, líder sindicalista, é entrevistado por Milton Neves a respeito do impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello; na segunda, já na presidência, Lula é entrevistado pelo Jornal Nacional da Rede Globo em face das irregularidades cometidas no seu governo, que poderiam induzir a um provável pedido de impeachment ao seu mandato. Sob a perspectiva da Análise de Discurso de linha francesa, serão identificadas as condições de produção do discurso, as formações ideológica e discursiva e os pressupostos e subentendidos, ou o dito e o não-dito, que permitirão perceber dois diferentes enunciadores, revelando dois processos discursivos distintos, discorrendo sobre o mesmo assunto. Para tanto, servirão de apoio os estudos de: Brandão (2004), Orlandi (2005) e Osakabe (1979), que nortearão a busca de outras referências bibliográficas.
Descrição
Palavras-chave
discurso , formações ideológica e discursiva , pressupostos e subentendido , o dito e o não-dito , speech , formations ideological and discursive , estimated (said) and implied (not-said)
Assuntos Scopus
Citação
FERREIRA, Tânia Regina Exposito. O processo discursivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de entrevistas a alguns jornalistas. 2008. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.