A interação autor-aluno no livro didático: marcas de oralidade
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2008-02-20
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Torre, Anatércia Parenti Batista da
Orientador
Hilgert, José Gaston
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Barros, Diana Luz Pessoa de
Petter, Margarida Maria Taddoni
Petter, Margarida Maria Taddoni
Programa
Letras
Resumo
O livro didático pode ser considerado um discurso, um texto ou, na perspectiva da enunciação, um enunciado. Nesse sentido, o livro didático é um enunciado produzido por um enunciador (o autor/sua equipe) para um enunciatário (professor/aluno). Como em todo ato enunciativo, por meio do livro didático, estabelece-se uma relação comunicativa entre um destinador e um destinatário, no caso, entre o autor e o aluno. As características dessa relação vêm projetadas no enunciado e nele, portanto, podem ser identificadas e analisadas. Um livro didático pode caracterizar-se por usar, na abordagem do aluno, recursos lingüístico-discursivos que produzem efeitos de informalidade e de proximidade na interação. Por outro lado, esse livro pode também vir marcado por uma linguagem que produz efeitos de formalidade e de distanciamento entre destinador e destinatário. Admitindo-se que informalidade e proximidade são características mais comuns da interação falada, isto é, da oralidade, e que formalidade e distanciamento identificam com mais freqüência textos escritos, podem-se, então, analisar os livros didáticos, observando neles tanto a presença de marcas de oralidade quanto a ausência delas. Essa observação leva a identificar efeitos de sentido que poderão ser determinantes do sucesso, em maior ou menor grau, da relação comunicativa entre o destinador-ator e o destinatário-aluno. Com base nesses fundamentos, o objetivo desta pesquisa é analisar, num conjunto de livros didáticos, os enunciados por meio dos quais se estabelece uma relação de comunicação direta e explícita entre os referidos interlocutores, com o objetivo de descrever esses enunciados do ponto de vista da presença ou ausência de marcas de oralidade e, com base nessa descrição, discutir
aspectos da qualidade da comunicação entre autor e aluno no livro didático.
Descrição
Palavras-chave
enunciação , interação , escrita , oralidade , livro didático , enunciation , interaction , writing , orality , text book
Assuntos Scopus
Citação
TORRE, Anatércia Parenti Batista da. A interação autor-aluno no livro didático: marcas de oralidade. 2008. 93 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.