A dificuldade da construção do interesse pela leitura nas escolas públicas de Ensino Fundamental I e II
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2007-12-05
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Ciatti, Rosana da Silva
Orientador
Faccina, Rosemeire Leão da Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Pinto, Elisa Guimarães
Silva, Vera Lúcia Crevin da
Silva, Vera Lúcia Crevin da
Programa
Letras
Resumo
O trabalho a seguir aborda o conceito de leitura sob diferentes aspectos, destacando a importância dos processos que abrangem sua aquisição, como a alfabetização e o letramento, bem como os fatores envolvidos, direta ou indiretamente, na construção do interesse pela leitura na escola. Apresenta um histórico da criação da escrita e, conseqüentemente, da leitura no mundo, no Brasil e na escola, enfatizando as lutas das camadas sociais menos favorecidas pelo direito ao conhecimento. Demonstra a situação da leitura nas escolas públicas estaduais e municipais de Ensino Fundamental I e II na periferia da cidade de São Paulo, com o objetivo de justificar a crise da leitura na Educação. Verifica como é feita a escolha dos livros didáticos e paradidáticos na escola publica, assim como sua distribuição e acesso pelos alunos. Analisa o trabalho desenvolvido em quatro destas escolas em relação à aquisição e manutenção do hábito pela leitura. Avalia e conclui que o problema da construção do interesse pela leitura reside na falta de conhecimento, por parte do leitor, e do distanciamento das práticas sociais da leitura, pela escola.
Descrição
Palavras-chave
leitura , interesse , prática social , alfabetização , letramento , reading , interest , social practices , literacy , writing , learning
Assuntos Scopus
Citação
CIATTI, Rosana da Silva. A dificuldade da construção do interesse pela leitura nas escolas públicas de Ensino Fundamental I e II. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.