A dramaturgia de Anamaria Nunes: geração Trianon

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2007-08-06
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Rocha, Fabrizzi Matos
Orientador
Cury, José João
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Lopondo, Lílian
Jacoto, Lilian
Programa
Letras
Resumo
O objetivo deste trabalho é investigar, dentro do quadro do Pós-Modernismo, os elementos estruturantes da narrativa dramática de Geração Trianon, escrita por Nunes em 1987. Com base na teoria analítica do drama de Ryngaert, analisaram-se o tema, as personagens e seus conflitos, bem como os demais elementos que compõem este texto teatral. Considerando os aspectos históricos presentes na obra, são destacados os recursos da paródia e da ironia, conceitos estudados nesta pesquisa à luz da teoria de Hutcheon. Ainda, com base nos conceitos propostos pela mesma autora, são discutidas as características pós-modernas encontradas na peça. A questão da intertextualidade é investigada segundo a perspectiva de Kristeva. Para a presença das metalinguagens no texto, utilizaram-se os estudos de Abel.
Descrição
Palavras-chave
dramaturgia , pós-modernismo , paródia , ironia , intertextualidade , playwriting , post-modernism , parody , irony , intertextuality
Assuntos Scopus
Citação
ROCHA, Fabrizzi Matos. A dramaturgia de Anamaria Nunes: geração Trianon. 2007. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.