Entre Jesus e Barrabás: as representações de Maria Madalena em Saramago e em Torero e Pimenta
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2013-02-20
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silva, Wellington de Assis
Orientador
Bridi, Marlise Vaz
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Alvarez, Aurora Gedra Ruiz
Ribeiro, Raquel de Sousa
Ribeiro, Raquel de Sousa
Programa
Letras
Resumo
Os romances O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago e O Evangelho de Barrabás, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta travam um diálogo com o texto bíblico, sendo paródia dos evangelhos canônicos. O presente estudo visa analisar as personagens Maria de Magdala e Maria Magdalena, respectivamente, almejando verificar em que sentido elas se aproximam e, ao mesmo tempo, se distanciam da figura da Madalena bíblica e o que há de semelhante e diferente entre elas. Para tal, parte dos estudos de Literatura Comparada, mais precisamente, da teoria do dialogismo bakhtiniano. Ademais, adentra em questões de identidades múltiplas e de gênero para verificar em que sentido o masculino e o feminino convivem e se complementam e de como o deslocamento das identidades auxilia no processo de construção do sujeito, no que tange à autoconsciência que as personagens dão umas às outras através do contato com o outro.
Descrição
Palavras-chave
Maria Madalena , dialogismo , identidades múltiplas , autoconsciência , Mary Magdalene , dialogism , multiple identities , self-consciousness
Assuntos Scopus
Citação
SILVA, Wellington de Assis. Entre Jesus e Barrabás: as representações de Maria Madalena em Saramago e em Torero e Pimenta. 2013. 136 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.