Aspectos discursivos e lingüísticos do texto moçambicano

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2007-03-01
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Facco, Édson Reinaldo
Orientador
Pinto, Elisa Guimarães
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Brito, Regina Helena Pires de
Ribeiro, Alceu Leite
Programa
Letras
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo mostrar, através do autor moçambicano Luis Bernardo Honwana, que a língua portuguesa, mesmo sendo uma língua exógena, ou seja, a língua dos colonizadores tem sido importante na constituição da nacionalidade moçambicana e que esse autor, mediante essa língua, faz, em seus contos, o registro tanto da opressão por parte dos colonizadores quanto da forma desumana que eles tratavam os colonizados, principalmente os que eram ligados à FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique). Para mostrar isso, nós escolhemos três contos: Nós matamos o Cão-Tinhoso, a Velhota e As Mãos de preto, os quais nos remetem ao período de 1964 a 1975, é quando surge a FRELIMO. Para cumprir o objetivo proposto, dividimos este trabalho em três capítulos. No primeiro nós comentamos sobre os aspectos históricos e a questão da nacionalidade. Em seguida, tratamos sobre os fundamentos teóricos da análise do discurso Discurso, ideologia, polifonia, interdiscursividade e intertextualidade, e, o discurso na perspectiva aristotélica e dos aspectos lingüísticos lexical e semântico para serem pilares, a fim de fazermos as análises dos contos. Cabe-nos dizer que este trabalho buscou dar algumas contribuições para as análises sobre a construção do Português em Moçambique. Se não avançamos mais, foi porque nos deparamos com algumas dificuldades, dentre elas, a questão de que toda essa implantação do Português é algo muito recente e existem poucas pesquisas nessa área. Todavia, a pesquisa é contínua, pois a língua é dinâmica, por isso, o que faremos são apenas algumas reflexões, para despertar o desejo de querer saber mais sobre o assunto os que lerem essa dissertação.
Descrição
Palavras-chave
análise discursiva , aspectos lingüísticos , Moçambique , identidade , Luis Bernardo Honwana , discourse analysis , linguistic aspects , Mozambique , identity , Luis Bernardo Honwana
Assuntos Scopus
Citação
FACCO, Édson Reinaldo. Aspectos discursivos e lingüísticos do texto moçambicano. 2007. 135 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.