El español no está lejos de aquí: políticas linguísticas e o ensino de espanhol no Brasil
Tipo
Tese
Data de publicação
2018-08-16
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Morais, Bárbara Baldarena
Orientador
Hanna, Vera Lucia Harabagi
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Trevisan, Ana Lúcia
Corrêa, Lilian Cristina
Bottaro, Silvia Etel Gutierrez
Gebara, Ana Elvira Luciano
Corrêa, Lilian Cristina
Bottaro, Silvia Etel Gutierrez
Gebara, Ana Elvira Luciano
Programa
Letras
Resumo
Na dissociação das fronteiras encontra-se a possibilidade de conhecer outros países, culturas e de ter contato com falantes de muitas línguas, logo, não se deve limitar a aprendizagem de idiomas na escola. Esta tese oferece um panorama da situação do ensino da língua espanhola no Brasil, em um contexto que deveria ser favorável e em sintonia com as ações para a integração latino-americana, mas que se mostra arbitrário em reconhecer essa língua enquanto componente curricular relevante para a formação dos alunos. No primeiro capítulo buscou-se refletir sobre questões de identidade, diferença, de como é ser um latino-americano e tudo o que isso acarreta; revelaram-se às lutas para se estabelecer a partir do que é necessário e do que é desejável, mostrando outro modo de situar às identidades e construir as diferenças. O segundo capítulo tratou das muitas mudanças de leis e pensamentos a partir do momento que houve modificações políticas/partidárias; o ensino de língua espanhola foi evidenciado em uma retrospectiva histórica delimitando-se momentos compreendidos entre o ano de 1942 até a atualidade. O capítulo três concretizou as demonstrações políticas ligadas ao espanhol em cada documento oficial da educação brasileira, reiterando o que cada governo deixou para a educação seguindo suas convicções e planejamentos econômicos, além da "política da boa vizinhança" se essa fosse lucrativa. O quarto capítulo expôs o embate entre a compreensão dos resultados das reformas educacionais brasileiras a partir do panorama do sistema, das políticas, da escola e do ensino e a busca por compreender que a educação deve ser contemplada na dinâmica do sistema educacional e nas relações da vida real das próprias escolas. Por último, se apresentou as considerações finais a respeito de toda a análise realizada e dos pontos mais significativos dessa pesquisa.
Descrição
Palavras-chave
língua espanhola , ensino , políticas linguísticas , Brasil
Assuntos Scopus
Citação
MORAIS, Bárbara Baldarena. El español no está lejos de aquí: políticas linguísticas e o ensino de espanhol no Brasil. 2018. 224 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.