Exílios e metáforas nas vozes históricas da ficção: o percurso de Antonio Skármeta
Tipo
Tese
Data de publicação
2017-02-01
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Zwarg, Joanna Durand
Orientador
Trevisan, Ana Lúcia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Bridi, Marlise Vaz
Silva, Silvio Pereira da
Aguiar, Cristhiano Motta
Bilange, Elizabeth Maria Azevedo
Silva, Silvio Pereira da
Aguiar, Cristhiano Motta
Bilange, Elizabeth Maria Azevedo
Programa
Letras
Resumo
Nesta tese, defende-se que os contos “La cenicienta en San Francisco” (El entusiasmo, 1967), “A las Arenas” (Desnudo en el tejado, 1969), “Balada para un gordo” (Tiro Libre, 1973), os romances Soñé que la nieve ardía (1975) e Ardiente Paciencia / El cartero de Neruda (1985), todos do autor chileno Antonio Skármeta, se lidos com finalidades comparativas e de percepção histórica, apresentam diferentes formas de compreender o momento do golpe militar de 11 de setembro de 1973, ocorrido no Chile, e que essas diferenças portam a experiência autoral de exílio durante os dezesseis anos de governo militar chileno. A representação estética desse momento ditatorial e da condição de exilado é mediada pelo distanciamento temporal e deslocamento geográfico, que se anunciava nos contos das obras El Entusiasmo, Desnudo en el tejado e Tiro Libre, escritos em período anterior ao golpe militar e do exílio do escritor. Ficção e história, dentro de todo o percurso narrativo de Antonio Skármeta, podem ser lidas a partir de metáforas que tornam o mundo descritível e verdadeiro, revelador dos sentidos de distanciamento e solidão que, nos romances escritos durante o exílio, ganham força discursiva.
Descrição
Palavras-chave
Antonio Skármeta , literatura latino-americana , história chilena , exílio , metáfora
Assuntos Scopus
Citação
ZWARG, Joanna Durand. Exílios e metáforas nas vozes históricas da ficção: o percurso de Antonio Skármeta. 2017. 125 f. Tese ( Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.