Performances pós-modernistas: (des)territorialidade urbana nos romances de Chico Buarque e em suas adaptações fílmicas
item.page.type
Tese
Date
2016-12-07
item.page.ispartof
item.page.citationsscopus
Authors
Pereira, Marcia Moreira
publication.page.advisor
Pereira, Helena Bonito Couto
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
publication.page.board
Atik, Maria Luiza Guarnieri
Alvarez, Aurora Gedra Ruiz
Iannace, Ricardo
Junqueira, Maria Aparecida
Alvarez, Aurora Gedra Ruiz
Iannace, Ricardo
Junqueira, Maria Aparecida
publication.page.program
Letras
Abstract
A versatilidade da obra de Chico Buarque evidencia sua vasta produção em diversas áreas artísticas (música, poesia, teatro e ficção). Seus romances estão entre os mais premiados e aprovados pela crítica especializada, com uma temática que versa sobre indíviduos errantes, vivendo em uma realidade pós-moderna inquietantemente caótica. Esta pesquisa analisa a representação do espaço citadino nos três romances buarqueanos - Estorvo (1991), Benjamim (1995) e Budapeste (2003) - e em suas adaptações cinematográficas. A pesquisa se propôs a fazer um estudo comparativo do espaço nas produções literárias e cinematográficas das referidas obras, utilizando como base teorias contemporâneas ligadas à realidade pós-moderna, a saber: identidades híbridas, de Stuart Hall; simulacro, de Jean Baudrillard; e não-lugar, de Marc Augé.
Description
Keywords
Chico Buarque , literatura brasileria , cinema brasileiro , espaço literário , pós-modernismo
item.page.scopussubject
Citation
PEREIRA, Marcia Moreira. Performances pós-modernistas: (des)territorialidade urbana nos romances de Chico Buarque e em suas adaptações fílmicas. 2016. 247 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.