A expressividade do discurso flamenco: um diálogo entre as Carmens de Mérimée, Saura e Godard
Tipo
Tese
Data de publicação
2009-08-07
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Gasparini, Tania Cristina Ferreira
Orientador
Bridi, Marlise Vaz
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Programa
Letras
Resumo
Esta pesquisa desenvolve um diálogo entre a obra Carmen, de Prosper Mérimée e as adaptações de Carlos Saura e Jean-Luc Godard. Tem o intuito de analisar a personagem principal por meio da dança flamenca e das cores vermelha e preta. Apresenta ainda a evolução diacrônica do Flamenco e comenta a importância da gestualidade típica desta dança. O trabalho resultou na produção de um espetáculo em três atos, intitulado Um diálogo entre Carmens, cuja representação mostra, na prática, o tema estudado. Escolhemos Mikhail Bakhtin para estudar o dialogismo, Antonio Candido para estudar a personagem, Eugenio Barba para a gestualidade e Agnes Heller para o estudo das cores, entre outros.
Descrição
Palavras-chave
dança flamenca , personagem , diálogo , flamenco dance , character , dialoge