O acompanhamento dos estágios curriculares supervisionados por meio do Facebook: uma ferramenta midiática na formação do docente da área de Letras
Tipo
Tese
Data de publicação
2014-04-03
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Martins, Valéria Bussola
Orientador
Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Lajolo, Marisa Philbert
Bridi, Marlise Vaz
Masetto, Marcos Tarciso
Allegretti, Sônia Maria de Macedo
Bridi, Marlise Vaz
Masetto, Marcos Tarciso
Allegretti, Sônia Maria de Macedo
Programa
Letras
Resumo
A formação de professores vem à tona com uma frequência cada vez maior na medida em que diminui o número de jovens que escolhem exercer sua atividade profissional na área da educação. Baixos salários, péssimas condições de trabalho, jornada semanal exaustiva, baixa estima social e indisciplina por parte dos alunos têm contribuído para que o número de discentes nos cursos de Licenciatura diminua. Ademais, no início da formação, o graduando já enfrenta dificuldades. Quando tem de cumprir o estágio curricular supervisionado para receber a habilitação para ministrar aulas, o licenciando é desestimulado na medida em que muitos professores que atuam na Educação Básica não encorajam os estagiários a entrar na profissão. Foi a partir desse desanimador contexto educacional brasileiro que surgiu a prática geradora desta tese. Este trabalho objetiva refletir sobre o papel do estágio curricular supervisionado na formação do profissional da área de Letras. Propõe-se, dessa forma, averiguar como o estágio está regulamentado, como transcorre, como é orientado pelos professores nas instituições formadores e nas instituições da Educação Básica, como interfere na formação docente e se ele pode fazer germinar nos graduandos o gosto pela profissão de educador. Sendo fruto de uma experiência profissional voltada para a formação docente, esta tese busca, também, oferecer aos professores da Licenciatura em Letras uma alternativa mais atraente e significativa de acompanhamento para os estágios. Para tanto, é descrita a experiência de se acompanhar os estágios por meio de uma rede social: o Facebook, que permitiu que os alunos expressassem-se de uma forma muito mais dinâmica, ressaltando a constante possibilidade de reflexão grupal já que todos os alunos acompanharam os estágios dos colegas. Por fim, pondera-se sobre a necessidade de se repensar os cursos de formação dos docentes de Língua Portuguesa, de se alterar os objetivos e a forma de execução dos estágios supervisionados e a importância da constante atualização também dos professores que formam outros docentes.
Descrição
Palavras-chave
Letras , formação docente , estágio curricular supervisionado , rede social , Modern Languages , curriculum supervised internship , social network
Assuntos Scopus
Citação
MARTINS, Valéria Bussola. O acompanhamento dos estágios curriculares supervisionados
por meio do Facebook: uma ferramenta midiática na formação do
docente da área de Letras. 2014. 192 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.