Avaliação na educação profissional técnica de nível médio
item.page.type
Dissertação
Date
2019-02-13
item.page.ispartof
item.page.citationsscopus
Authors
Cruz, Luana Gomes
publication.page.advisor
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
publication.page.board
Mizukami, Maria da Graca Nicoletti
Aparicio, Ana Silvia Moço
Aparicio, Ana Silvia Moço
publication.page.program
Educação, Arte e História da Cultura
Abstract
Esta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas avaliativas realizadas pelos docentes do curso Técnico de Nível Médio. A intenção foi analisar em que medida as práticas contemplam as orientações de avaliação propostas institucionalmente. Essa análise foi realizada a partir do entendimento dos docentes de duas unidades do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) no município de Osasco e bairro da Lapa (São Paulo - SP). Para a realização da pesquisa optamos por uma abordagem qualitativa e adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: estudo documental, aplicação de questionários e realização de entrevistas com docentes. O referencial teórico utilizado pautou-se nas diversas formas de entender o processo avaliativo e suas contribuições para a aprendizagem e evolução dos alunos, dentre eles: Hoffmann (1999, 2009, 2013), Mizukami (1986), Perrenoud (1999), Rios (1998) e Weisz (2002), e em estudos sobre as diferentes concepções de aprendizagem docente, tendo como base as relações entre conhecimento e prática educacional. Constatamos que todos os professores conhecem os documentos institucionais e falam claramente sobre a proposta, entretanto realizam uma avaliação por medida e verificação. Outro ponto a ser ressaltado é que muitos consideram o comprometimento do aluno como principal critério de aprovação.
Description
Keywords
educação profissional , avaliação , formação de professores
item.page.scopussubject
Citation
CRUZ, Luana Gomes. Avaliação na educação profissional técnica de nível médio. 2019. 140 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.