As relações afetivas na pós-modernidade e a dramaturgia teatral: o teatro contemporâneo é contemporâneo?
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2017-01-31
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Barbosa, Mateus Monteiro
Orientador
Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Carpigiani, Berenice
Ramos, Rosangela Patriota
Ramos, Rosangela Patriota
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A presente pesquisa analisa a maneira como as relações afetivas se estabelecem
na atualidade e a forma como são retratadas na dramaturgia teatral contemporânea.
O conceito de pós-modernidade é estudado no primeiro capítulo, sendo traçado um
panorama que abarca algumas das principais transformações que a sociedade
(sobretudo a ocidental) tem experimentado neste afastamento da modernidade em
direção ao que se tem denominado de pós-modernidade. A negação dos grandes
esquemas interpretativos (metanarrativas), a supervalorização da individualidade e a
aceitação do mundo caótico e fragmentado são algumas das características do
homem pós-moderno que são abordadas neste estudo. No segundo capítulo o foco
da pesquisa recai sobre as relações afetivas. A maneira como as pessoas se
relacionam hoje em dia é analisada sob três principais aspectos e seus
desdobramentos: casamento, sexo e fidelidade. Os ideais burgueses, que no século
XVIII definiram as bases do amor romântico, são revisitados na contemporaneidade.
A relação democrática entre os componentes do casal (e de toda família), é o ponto
de partida para que novas bases sejam estabelecidas rumo ao amor confluente. O
referido conceito de amor confluente prevê a conquista gradual da intimidade dentro
do casal que deseja investir na sua maior duração, partindo do pressuposto de que a
relação se mantém enquanto for proveitosa para as partes. Por fim, foram
analisadas três dramaturgias contemporâneas sob o prisma dos conceitos
abordados nos dois primeiros capítulos. Os textos e os autores estudados são:
Quartos de Hotel, de Mário Bortolotto, Só... Entre Nós, de Franz Keppler e Love,
Love, Love, de Mike Bartlett.
Descrição
Palavras-chave
pós-modernidade , relações afetivas , dramaturgia , teatro, pósdramático
Assuntos Scopus
Citação
BARBOSA, Mateus Monteiro. As relações afetivas na pós-modernidade e a dramaturgia teatral: o teatro contemporâneo é contemporâneo?. 2017. 120 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.