Licenciatura em história : contribuições, limites e desafios dos professores frente ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE
item.page.type
Dissertação
Date
2015-12-17
item.page.ispartof
item.page.citationsscopus
Authors
Espinosa, Simone Maria
publication.page.advisor
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
publication.page.board
Mizukami, Maria da Graca Nicoletti
Aparício, Ana Sílvia Moço
Aparício, Ana Sílvia Moço
publication.page.program
Educação, Arte e História da Cultura
Abstract
O presente estudo teve como objetivo principal analisar as contribuições, os limites e os desafios frente ao ENADE, postos aos professores de um curso de licenciatura em História da instituição aqui designada como Centro Universitário Global. Diante de tal perspectiva, estruturamos a pesquisa em dois momentos: estudo exploratório da temática proposta e a pesquisa de campo. Oito professores do curso de História foram entrevistados e, para análise dos dados coletados, foi realizada a análise de conteúdo, cujo objetivo se constituiu em obter indicadores que permitissem a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção das falas. Da pesquisa realizada podemos constatar que o ENADE é um instrumento regulatório, que vem contribuindo para o desenvolvimento do curso na medida em que os professores têm consciência de que o curso não está a serviço do ENADE e seu processo contínuo de atualização e aprimoramento deve considerar diversos fatores, que não se resumem ao conceito estabelecido pelo Ministério da Educação em consequência de uma avaliação que por suas características e fragilidades pode trazer resultados que não representem a realidade do curso.
Description
Keywords
ENADE , avaliação de larga escala , formação de professores , saberes docente
item.page.scopussubject
Citation
ESPINOSA, Simone Maria. Licenciatura em história : contribuições, limites e desafios dos professores frente ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. 2015. 89 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.