Ambiente Amazônico: a arte vivencial do artista Hélio Melo
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2010-02-25
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Castro, Rossini de Araújo
Orientador
Stori, Norberto
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Sanchez, Petra Sanchez
Nascimento, José Leonardo do
Nascimento, José Leonardo do
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Nesta dissertação de mestrado busca-se ressaltar a trajetória do artista Hélio Melo desde sua vivência na Floresta Amazônica até sua vida na Cidade de Rio Branco (AC). A premissa que sustenta a argumentação é a de que a arte de Hélio Melo reflete sua vivência como seringueiro. A partir da reflexão sobre o modo de vida do homem da floresta, o artista
procurou esboçar, em sua obra visual e literária, uma sociologia do trabalho. O ambiente amazônico é o tema do seu trabalho, que revelou, em desenhos e histórias, a fauna, a flora e o homem amazônico. Foi ponderada, na biografia do artista, a história do Acre desde a colonização, passando pela mudança do paradigma econômico da Amazônia, que causou um êxodo rural, até a resistência dos seringueiros, índios e ribeirinhos em defesa da floresta. São também mostradas as principais exposições do artista, com especial atenção para a 27ª Bienal de São Paulo (2006), coletiva póstuma do artista, que o incluiu no espaço de arte contemporânea. Também são avaliadas outras exposições nacionais. Nas considerações finais são apresentados indicativos de que o artista vivenciou três fases em sua obra visual, a saber: sociologia do trabalho, luta de classe e ecologia.
Descrição
Palavras-chave
Hélio Melo , arte popular , Amazônia , vivência , seringueiro , Hélio Melo , folk art , Amazonia environment , experience , rubber gatherer