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dc.creatorMosaner Júnior, Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2016-04-18T21:31:47Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:17Z
dc.date.available2008-11-10pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:11:17Z
dc.date.issued2008-11-06pt_BR
dc.identifier.citationMOSANER JÚNIOR, Eduardo. Arte-educação: leitura de obras e elaboração de propostas poéticas a partir do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. 2008. 223 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24933
dc.description.abstractThis essay is the product of a research on Arts methodology of education, which presents a new paradigm on the education of this knowledge field. Such paradigm introduces images in the classroom and is not exclusively worried about making the studio s works. There is a preparation in order to analyze and understand images before producing a poetical response. The objective of this research is to put the Triangular Proposal into practice, declared by Ana Mae Barbosa, aiming at the development of abilities for the appreciation, contextualization and elaboration of poetical proposals for the high school pupils. The presented theory is based on the Triangular Boarding which has three components: reading (Critical and Aesthetic), contextualizing (History of the Art) and working in studio (Artistic Education). The complete knowledge of this theory happens when such components are carried out simultaneously. The methodology of this research is qualitative, descriptive and exploratory, using the Research-action as theoretical basis. In the present research, the pupils, based on the reading, analysis and contextualization of the works of the Pinacoteca do Estado de Sao Paulo s collection have produced poetical responses through plastic arts, reinterpreting and giving new understandings of the original works.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectartepor
dc.subjectalfabetização visualpor
dc.subjectabordagem triangularpor
dc.subjectacervo da Pinacotecapor
dc.subjectpesquisa-açãopor
dc.subjectarteng
dc.subjectvisual alphabetizationeng
dc.subjecttriangular boardingeng
dc.subjectPinacoteca s collectioneng
dc.subjectresearch-actioneng
dc.titleArte-educação: leitura de obras e elaboração de propostas poéticas a partir do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApor
dc.description.resumoEsta dissertação é o produto de uma pesquisa sobre metodologia de ensino de Artes no Ensino Médio e apresenta um novo paradigma para as aulas da referida disciplina. Por um lado, introduz a imagem no cotidiano escolar e, por outro, não está preocupada unicamente no fazer dos trabalhos de ateliê. Há toda uma preparação em analisar e entender imagens antes de produzir uma resposta poética. O objetivo desta pesquisa é aplicar a Proposta Triangular, enunciada por Ana Mae Barbosa, visando o desenvolvimento de habilidades para a apreciação, contextualização e elaboração de propostas poéticas pelos alunos do Ensino Médio. O quadro teórico apresentado tem como referência a Abordagem Triangular que está fundamentada em três componentes: ler (Crítica e Estética), contextualizar (História da Arte) e fazer (Educação Artística). Estes, quando atendidos simultaneamente, propiciam o pleno conhecimento na área. A metodologia de pesquisa utilizada é qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando como base teórica a pesquisa-ação. Nela, partindo da leitura, análise e contextualização de obras do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, os alunos produziram respostas poéticas em artes plásticas, reinterpretando e dando novas leituras às obras originais.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0644887403562704por
dc.contributor.advisor1Stori, Norbertopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9008340653385020por
dc.contributor.referee1Sanchez, Petra Sanchezpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8981709844306799por
dc.contributor.referee2Rios, Mônica Piccione Gomespt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8794565484100151por
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