Arte-educação: leitura de obras e elaboração de propostas poéticas a partir do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2008-11-06
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Mosaner Júnior, Eduardo
Orientador
Stori, Norberto
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Sanchez, Petra Sanchez
Rios, Mônica Piccione Gomes
Rios, Mônica Piccione Gomes
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Esta dissertação é o produto de uma pesquisa sobre metodologia de ensino de Artes no Ensino Médio e apresenta um novo paradigma para as aulas da referida disciplina. Por um lado, introduz a imagem no cotidiano escolar e, por outro, não está preocupada unicamente no fazer dos trabalhos de ateliê. Há toda uma preparação em analisar e entender imagens antes de produzir uma resposta poética. O objetivo desta pesquisa é aplicar a Proposta Triangular, enunciada por Ana Mae Barbosa, visando o desenvolvimento de habilidades para a apreciação, contextualização e elaboração de propostas poéticas pelos alunos do Ensino Médio. O quadro teórico apresentado tem como referência a Abordagem Triangular que está fundamentada em três componentes: ler (Crítica e Estética), contextualizar (História da Arte) e fazer (Educação Artística). Estes, quando atendidos simultaneamente, propiciam o pleno conhecimento na área. A metodologia de pesquisa utilizada é qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando como base teórica a pesquisa-ação. Nela, partindo da leitura, análise e contextualização de obras do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, os alunos produziram respostas poéticas em artes plásticas, reinterpretando e dando novas leituras às obras originais.
Descrição
Palavras-chave
arte , alfabetização visual , abordagem triangular , acervo da Pinacoteca , pesquisa-ação , art , visual alphabetization , triangular boarding , Pinacoteca s collection , research-action
Assuntos Scopus
Citação
MOSANER JÚNIOR, Eduardo. Arte-educação: leitura de obras e elaboração de propostas poéticas a partir do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. 2008. 223 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.