"Marujos a bordo": o desejo homoerótico, a estética camp e a moda de Gaultier
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2008-08-08
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Ghandour, Kassem Mahamad
Orientador
Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Codina, Graciela Deri de
Cunha, Kathia Castilho
Cunha, Kathia Castilho
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A proposta deste estudo é analisar a formação de um olhar homoerótico masculino que foi sendo construído desde o século XIX (época em que foram forjados os termos heterossexual e homossexual ), tendo como recorte temporal o período de 1969 a 1984. A perspectiva é identificar as mudanças ocorridas na construção deste olhar a partir de 1969, ano marcado pelos conflitos ocorridos no bar Stonewall Inn, em Nova York, resultando numa mudança de atitude do segmento gay, que trouxe à tona todo um modo de ser construído na clandestinidade do gueto, até o ano de 1984. Estabelece-se uma relação com a moda como fenômeno social que aponta estas transformações, especialmente com o trabalho do costureiro francês Jean-Paul Gaultier. Este criador incorpora o universo do desejo gay masculino e a estética camp, conseguindo, desse modo, flexibilizar as rígidas convenções da indumentária masculina, por meio das contribuições deste olhar homoerótico.
Descrição
Palavras-chave
homoerotismo , desejo sexual , corpo , estética camp , moda , indumentária , homoerotism sexual desire , body , camp aesthetics , fashion , dressing
Assuntos Scopus
Citação
GHANDOUR, Kassem Mahamad. "Marujos a bordo": o desejo homoerótico, a estética camp e a moda de Gaultier. 2008. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.