A voz feminina na ópera romântica Aída de Giuseppe Verdi
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2008-08-04
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Rodrigues, Maria Clarice Lima
Orientador
Contier, Arnaldo Daraya
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Fiamenghi Jr, Geraldo Antônio
Mojola, Celso Antonio
Mojola, Celso Antonio
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
O presente trabalho centraliza a prática política de Giuseppe Verdi e a análise das vozes femininas em sua ópera romântica Aída. Através da música e de sua exemplar conduta cívica, o compositor nacionalista expressou suas opiniões políticas com suas óperas. Desse modo transformou-se em símbolo do processo de conquista da independência e da unidade nacional, período conhecido como Risorgimento, movimento na história italiana que buscou entre 1815 e 1870 unificar o país. Composta na maturidade, Aída (1871) reflete dois aspectos cruciais de sua carreira: o tema político e a preocupação com o homem dentro da sociedade. Sua contribuição para o desenvolvimento da ópera romântica italiana trouxe importantes inovações em duas vertentes: a) na evolução do drama, onde encontramos a solução ideal entre texto e música, a palavra cênica, ocorrida na virada do século XIX para o XX e b) na tipologia vocal no final do Romantismo a especificidade que Verdi concedeu aos registros vocais de suas personagens no período, a ponto de chamarmos mais particularmente como evolução das vozes verdianas. Como referência histórica de Aída e seu período de composição - da encomenda à estréia no Cairo e Milão - nossa pesquisa busca o relato das correspondências entre Verdi e seus amigos e sua co-participação no libreto com Antonio Ghislanzoni. Com relação às vozes femininas, investigamos o detalhamento dos registros vocais em Verdi e particularidades da linha vocal das personagens Aída (soprano) e Amneris (mezzo-soprano) apresentando numa análise descritiva os trechos musicais em estudo de acordo com evolução do drama.
Descrição
Palavras-chave
voz , ópera , Verdi , romantismo, risorgimento , voice , opera , Verdi , romanticism , risorgimento
Assuntos Scopus
Citação
RODRIGUES, Maria Clarice Lima. A voz feminina na ópera romântica Aída de Giuseppe Verdi. 2008. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.