Trabalho docente com softwares educacionais: estudo de caso sobre projeto de informática com alunos do ensino fundamental I em uma escola na rede pública estadual
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2010-02-08
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Gumiero, Paulo Sergio
Orientador
Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Ambrogi, Ingrid Hötte
Allegretti, Sônia Maria de Macedo
Allegretti, Sônia Maria de Macedo
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
O presente trabalho propõe uma análise investigativa sobre as possibilidades do trabalho com projetos utilizando o computador na prática docente. Este trabalho retrata a experiência do projeto pedagógico realizado numa escola estadual na cidade de Mauá-(SP), que teve a duração de quatro anos (2003 a 2006). O objetivo estava centrado na vivência de alunos e educadores do 2º ao 5º ano (1ª à 4ª série), no uso de novos recursos tecnológicos, dentro de uma perspectiva metodológica que favorecesse a construção do conhecimento em uma ação interdisciplinar. Por meio de três eixos de estudo tecnologias, formação docente e projetos de trabalho, permitiu uma reflexão e análise do papel da informática no cenário histórico nacional, assim como, estabelecer um questionamento do significado do computador no ambiente escolar e o papel do professor neste contexto diante de novos paradigmas educacionais. Diante dos dados coletados concluiu-se que o projeto representou mudanças no cotidiano da prática docente. O educador pode perceber as inúmeras possibilidades que o computador representa no processo de ensino aprendizagem, mas sinalizando as dificuldades tanto no aspecto pedagógico como a infra-estrutura no desenvolvimento de um projeto interdisciplinar utilizando o laboratório de informática na escola.
Descrição
Palavras-chave
formação docente , tecnologias de informação e comunicação , softwares educacionais , ensino aprendizagem , teachers education , technologies of information and communication , educational software , learning and teaching