A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino presencial: estudo de caso na disciplina de um programa de mestrado

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2009-08-20
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Costa, Ferdinand Camara da
Orientador
Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Verenguer, Rita de Cássia Garcia
Allegretti, Sônia Maria de Macedo
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Esta pesquisa descreve os resultados de uma experiência realizada na disciplina Formação Docente, Novas tecnologias e Cidadania do Programa de Mestrado de uma Universidade Comunitária da cidade de São Paulo. A disciplina foi ministrada presencialmente e utilizou-se de dois ambientes virtuais; Moodle e Blog, abertos especialmente como apoio às aulas presenciais. A metodologia utilizada para a investigação foi a qualitativa, do tipo estudo de caso. A investigação indica que as TIC agregaram qualidade à aula, bem como constata dificuldades encontradas pelos alunos e professores. Pôde-se aferir que, apesar de tais dificuldades de tempo, em relação ao prolongamento da aula presencial nos ambientes virtuais, sofridas pelos alunos e professores, os ganhos de qualidade com a incorporação das TIC foram altamente significativos; o conhecimento adquirido pelos alunos estendeu-se ao campo profissional; os novos ambientes ampliaram significativamente o espaço da aula; as discussões nos fóruns de debate virtuais, a construção de textos realizados a várias mãos na ferramenta Wiki, a vivência de trabalhos colaborativos, a descoberta e a desmistificação da tecnologia, foram fatores relevantes observados na experiência.
Descrição
Palavras-chave
formação docente , ensino presencia , ambientes virtuais de aprendizagem , teacher formation , presential education , virtual environment of learning
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