Como a educação física e o Taekwondo podem contribuir para a inclusão das crianças no mundo da cultura corporal
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2008-12-13
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Tiago, Rodrigo Fernandes
Orientador
Ambrogi, Ingrid Hötte
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Rizolli, Marcos
Carvalho, Marilda Gioeilli Torres de
Carvalho, Marilda Gioeilli Torres de
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Este de estudo consiste de uma pesquisa teórica, de natureza qualitativa bibliográfica, com o objetivo de analisar como a Educação Física e o Taekwondo podem contribuir para a inclusão das crianças no mundo da cultura corporal. Norteia-se por referenciais teóricos advindos de documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), das principais abordagens educacionais utilizadas na Educação Física Escolar: as teorias desenvolvimentista, a construtivistainteracionista, encontradas em diversos textos e publicações acadêmicas, demonstrando a relação da modalidade física do Taekwondo ante o processo de aprendizagem da criança. Nossa intenção é revelar como a criança poderá participar do processo de inclusão no mundo da cultura corporal, objetivando o desenvolvimento integral desse aluno como mostra os Parâmetros Curriculares Nacionais, tendo como atividade base o Taekwondo. Contudo, constatamos que a Educação Física possui elementos culturais próprios norteadores para um desenvolvimento integral da criança e inserção no mundo da cultura corporal, e
sugere elementos como a luta para alcançar seus objetivos. O Taekwondo, por sua vez, enquadra-se perfeitamente como atividade-base dessas ações.
Descrição
Palavras-chave
educação física , Taekwondo , cultura corporal , physical education , Taekwondo , body culture
Assuntos Scopus
Citação
TIAGO, Rodrigo Fernandes. Como a educação física e o Taekwondo podem contribuir para a inclusão das crianças no mundo da cultura corporal. 2008. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.