Educação ambiental por caminhos não-formais: uma incursão pela floresta estadual de Avaré - SP

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2008-06-25
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Carvalho, Sandro Marques de
Orientador
Sanchez, Petra Sanchez
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Giora, Regina Célia Faria Amaro
Gratão, Lúcia Helena Batista
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A pesquisa que deu origem a este trabalho teve por objetivo levar um grupo de alunos e seus professores de duas escolas de Ensino Fundamental para conhecerem um programa de interpretação da natureza e, a partir daí, avaliar a sua eficácia neles no que dizia respeito à educação ambiental. Como proposta conjunta, nessa mesma direção, foram desenvolvias algumas atividades educativas utilizando-se a arte. A elaboração teórica do trabalho requereu pesquisa na literatura abrangendo vários aspectos da educação ambiental que incluiu sua contextualização na história, na arte e na cultura, e a caracterização da floresta de Avaré (SP), com seus programas e características de uso. Realizou-se uma pesquisa de campo, com a participação de alunos de quinta série e professores da rede pública e particular de ensino, assim como uma atividade, em que se produziram obras artísticas com objetos da natureza, a exemplo do que sugere o artista Frans Krajcberg. Utilizando-se da metodologia qualitativa do tipo estudo de caso, efetuou-se a aplicação de questionários e entrevistas com os alunos e professores, cujas respostas obtidas foram tratadas com o emprego da técnica de análise de conteúdo segundo Bardin (1977). Constatou-se que no Subprograma Interpretação da Natureza até então não eram realizadas atividades artísticas. No entanto, pelos resultados obtidos da experiência com alunos e professores, conclui-se que a arte pode estimular os conhecimentos e, apresentar uma inovação metodológica para o referido subprograma. Os resultados mostram ainda que o processo de sensibilização e conscientização dos alunos para as questões ambientais pode tornar-se mais eficiente com o emprego de atividades artísticas. Concluiu-se, ainda, que a incursão na Floresta Estadual de Avaré pode possibilitar mudanças de atitudes e comportamentos voltados ao respeito à natureza e ser um autêntico prolongamento da sala de aula, onde é possível desenvolver atividades coletivas de educação ambiental.
Descrição
Palavras-chave
educação ambiental , floresta estadual de Avaré , arte , environmental education , Avaré state forest , art
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Citação
CARVALHO, Sandro Marques de. Educação ambiental por caminhos não-formais: uma incursão pela floresta estadual de Avaré - SP. 2008. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.