Portinari e um projeto político-cultural modernista

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2008-02-12
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Colar, Denise
Orientador
Feijó, Martin Cezar
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
Bastos, Mônica Rugai
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
O presente trabalho propõe-se a apresentar um estudo sobre Cândido Portinari, sua construção inconsciente de um projeto político-cultural modernista no Brasil, sua trajetória artística e militância política no período de 1930 a 1945. Sabe-se que os ideais do movimento modernista brasileiro influenciaram a política cultural nacional. Portinari, nesse contexto, representa plasticamente os ideais políticos-culturais do período: busca por uma identidade nacional, valorização da pesquisa estética e atualização da inteligência de vanguarda. Neste sentido, esta dissertação preocupa-se em apresentar, sucintamente, a vida, a obra e a militância de Cândido Portinari; seu comportamento ambíguo frente ao governo Vargas; a peculiaridade estética aplicada em suas obras, por vezes, vinculada às questões políticas. O corpus deste estudo é o mural Tiradentes (1948-49). Analisado crítica e formalmente, a obra é considerada por esta autora uma síntese simbólica de um projeto político-cultural modernista idealizado por Cândido Portinari. Para o desenvolvimento da pesquisa, à luz de autores especialistas das artes e do período modernista, norteiam esta pesquisa quatro questionamentos: É possível identificar traços fundamentais da construção de um projeto político-cultural de Portinari? Se essa construção existe, como se delimita e qual sua importância? Qual a relação que se estabeleceu entre o governo Vargas e artistas intelectuais do período modernista? Quanto e como a estética de Portinari interferiu em seu inconsciente projeto político-cultural? As análises realizadas permitiram uma visão mais acurada do que viria a ser um projeto político-cultural realizado inconscientemente por Portinari. Foi possível concluir que o artista, por meio de suas produções artísticas e sua militância política, desempenhou um importante papel na construção de uma política cultural voltada para a realidade nacional. Portinari conseguiu unir os ideais modernistas aos seus anseios pessoais e criou uma estética inovadora, permitindo a construção de uma história não oficial dos temas nacionais.
Descrição
Palavras-chave
Portinari , política cultural , modernismo , estética , nacionalismo , Portinari , política cultural , modernismo , estética , nacionalismo
Assuntos Scopus
Citação
COLAR, Denise. Portinari e um projeto político-cultural modernista. 2008. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.