A potencialidade de ferramentas interativas de comunicação disponíveis em ambientes virtuais de aprendizagem para a avaliação formativa
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2007-12-04
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Azambuja, Joana Alves Brito de
Orientador
Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Masetto, Marcos Tarciso
Schlünzen Junior, Klaus
Schlünzen Junior, Klaus
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
As novas tecnologias da informação e comunicação, por sua influência radical em diferentes dimensões da sociedade, estabelecem um novo paradigma sociocultural . Esse fato tem alterado significativamente as práticas educativas, principalmente por colocar em xeque as concepções de aprendizagem e o novo papel dos sujeitos envolvidos nesse processo. Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) surgem, então, como realidade emergente no novo contexto da Educação On-Line, enquanto espaço de interação e de construção coletiva do conhecimento. Entende-se também que esse novo cenário educacional passa a demandar uma discussão crítica sobre conceitos e práticas pedagógicas que possam responder às necessidades de alunos e professores que atuam nessa modalidade de ensino. Nesse sentido, o objetivo aqui é situar a função pedagógica das ferramentas interativas de comunicação presentes nos AVA (diário de bordo, Chat, fórum de discussão, portfólio e correio eletrônico) e descrever de que forma elas podem favorecer o acompanhamento e a orientação dos alunos na construção social de novos significados a partir de uma proposta de avaliação formativa. Trata-se, portanto, de refletir sobre a qualidade e a eficácia da aprendizagem através da problematização desse novo campo de ação, para que se possa pensar na Educação On-Line como uma modalidade educativa realmente preocupada com o pedagógico do mundo virtual . Esse fato tem alterado significativamente as práticas educativas, principalmente por colocar em xeque as concepções de aprendizagem e o novo papel dos sujeitos envolvidos nesse processo. Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) surgem, então, como realidade emergente no novo contexto da Educação On-Line, enquanto espaço de interação e de construção coletiva do conhecimento. Entende-se também que esse novo cenário educacional passa a demandar uma discussão crítica sobre conceitos e práticas pedagógicas que possam responder às necessidades de alunos e professores que atuam nessa modalidade de ensino. Nesse sentido, o objetivo aqui é situar a função pedagógica das ferramentas interativas de comunicação presentes nos AVA (diário de bordo, Chat, fórum de discussão, portfólio e correio eletrônico) e descrever de que forma elas podem favorecer o acompanhamento e a orientação dos alunos na construção social de novos significados a partir de uma proposta de avaliação formativa. Trata-se, portanto, de refletir sobre a qualidade e a eficácia da aprendizagem através da problematização desse novo campo de ação, para que se possa pensar na Educação On-Line como uma modalidade educativa realmente preocupada com o pedagógico do mundo virtual .
Descrição
Palavras-chave
educação on-line , construtivismo , avaliação formativa , on-line education , constructivism , formative evaluation
Assuntos Scopus
Citação
AZAMBUJA, Joana Alves Brito de. A potencialidade de ferramentas interativas de comunicação disponíveis em ambientes virtuais de aprendizagem para a avaliação formativa. 2007. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.