A potencialidade de ferramentas interativas de comunicação disponíveis em ambientes virtuais de aprendizagem para a avaliação formativa
item.page.type
Dissertação
Date
2007-12-04
item.page.ispartof
item.page.citationsscopus
Authors
Azambuja, Joana Alves Brito de
publication.page.advisor
Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
publication.page.board
Masetto, Marcos Tarciso
Schlünzen Junior, Klaus
Schlünzen Junior, Klaus
publication.page.program
Educação, Arte e História da Cultura
Abstract
As novas tecnologias da informação e comunicação, por sua influência radical em diferentes dimensões da sociedade, estabelecem um novo paradigma sociocultural . Esse fato tem alterado significativamente as práticas educativas, principalmente por colocar em xeque as concepções de aprendizagem e o novo papel dos sujeitos envolvidos nesse processo. Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) surgem, então, como realidade emergente no novo contexto da Educação On-Line, enquanto espaço de interação e de construção coletiva do conhecimento. Entende-se também que esse novo cenário educacional passa a demandar uma discussão crítica sobre conceitos e práticas pedagógicas que possam responder às necessidades de alunos e professores que atuam nessa modalidade de ensino. Nesse sentido, o objetivo aqui é situar a função pedagógica das ferramentas interativas de comunicação presentes nos AVA (diário de bordo, Chat, fórum de discussão, portfólio e correio eletrônico) e descrever de que forma elas podem favorecer o acompanhamento e a orientação dos alunos na construção social de novos significados a partir de uma proposta de avaliação formativa. Trata-se, portanto, de refletir sobre a qualidade e a eficácia da aprendizagem através da problematização desse novo campo de ação, para que se possa pensar na Educação On-Line como uma modalidade educativa realmente preocupada com o pedagógico do mundo virtual . Esse fato tem alterado significativamente as práticas educativas, principalmente por colocar em xeque as concepções de aprendizagem e o novo papel dos sujeitos envolvidos nesse processo. Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) surgem, então, como realidade emergente no novo contexto da Educação On-Line, enquanto espaço de interação e de construção coletiva do conhecimento. Entende-se também que esse novo cenário educacional passa a demandar uma discussão crítica sobre conceitos e práticas pedagógicas que possam responder às necessidades de alunos e professores que atuam nessa modalidade de ensino. Nesse sentido, o objetivo aqui é situar a função pedagógica das ferramentas interativas de comunicação presentes nos AVA (diário de bordo, Chat, fórum de discussão, portfólio e correio eletrônico) e descrever de que forma elas podem favorecer o acompanhamento e a orientação dos alunos na construção social de novos significados a partir de uma proposta de avaliação formativa. Trata-se, portanto, de refletir sobre a qualidade e a eficácia da aprendizagem através da problematização desse novo campo de ação, para que se possa pensar na Educação On-Line como uma modalidade educativa realmente preocupada com o pedagógico do mundo virtual .
Description
Keywords
educação on-line , construtivismo , avaliação formativa , on-line education , constructivism , formative evaluation
item.page.scopussubject
Citation
AZAMBUJA, Joana Alves Brito de. A potencialidade de ferramentas interativas de comunicação disponíveis em ambientes virtuais de aprendizagem para a avaliação formativa. 2007. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.