Game Linguagem: um estudo sobre sintaxe e novas mídias

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2014-08-08
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Santos, Bruno Carvalho dos
Orientador
Rizolli, Marcos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Pacheco, Beatriz de Almeida
Branco, Marsal Avila Alves
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A presente pesquisa faz um estudo sobre estruturas dos códigos nos jogos digitais, apresentadas aqui como sintaxes de uma Game Linguagem. Assim, este trabalho divide-se em três momentos que inicia-se com o conceito de jogo sendo contextualizado de forma contemporânea na cultura digital e caracterizando-o em duas instâncias: objeto e atividade. Em seguida, para apresentar as características estruturas de um jogo digital é feita uma breve apresentação de World of Warcraft, objeto de estudo que servirá de referência durante as etapas de analise dos elementos básicos que compõem um jogo encontrados nos conceitos de game design. Dessa forma, uma reorganização triádica em dimensões sintáticas é proposta para acomodar os elementos baseados nas tecnologias utilizadas de maneira flexível e mantendo sempre a característica de jogo. Por fim, um estudo sobre o conceito de linguagem aplicado aos jogos digitais é apresentado com a intenção de indicar o início de um caminho do estudo dos games como linguagem. Esta pesquisa reserva-se a apontar estruturas organizadas dos códigos contidos nos jogos digitais, chamadas aqui de sintaxes da Game Linguagem.
Descrição
Palavras-chave
jogos , novas mídias , linguagem , games , new media , language
Assuntos Scopus
Citação
SANTOS, Bruno Carvalho dos. Game Linguagem: um estudo sobre sintaxe e novas mídias. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.