Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2013-11-27
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Resende, Adriana Torquato
Orientador
Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de
Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Partindo da ideia de que se pode aprender com a infância, o objetivo desta pesquisa foi analisar as visões ou concepções de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca do ser professor, compreender como eles veem o docente como pessoa, como interpretam suas ações em sala de aula e qual sentido atribuem a elas. Assim, este trabalho se propôs a explicitar e analisar o que é ser professor na visão desses alunos. Para isso, com base em alguns autores como Arroyo, Marcelo Garcia, Tardif e Lessard, Shulman, Nóvoa e outros, foram abordados temas como o papel e as ações do professor em sala de aula, as relações professor-aluno e o conhecimento construído por alunos e professores acerca da docência. Para a coleta de dados foram utilizados vários procedimentos, destacando-se a entrevista com base num roteiro semiestruturado. Em função das respostas, foi feita uma breve análise de uma produção midiática citada pela maioria das crianças entrevistadas, destacando algumas imagens de professores divulgadas na mídia e as visões dos alunos e dos docentes entrevistados acerca de um professor considerado bem sucedido. Com base nos dados coletados, concluiu-se que a imagem de professores revelada pelas crianças é a de alguém que ensina. Os alunos enfatizaram que o fazer docente ( ensinar ), exige muita paciência, preparo acadêmico e responsabilidade. Os professores veem a docência como uma ocupação complexa e enfatizaram a importância da doação pessoal e de gostar da profissão, destacando também a necessidade de se especializar, preparar aulas e promover a aprendizagem dos conteúdos propostos.
Descrição
Palavras-chave
ser professor , concepções de alunos , formação de professores , imagens de professores , ensino fundamental , ser profesor , concepción de alumnos , formación de profesores , imágenes de profesores , educación básica
Assuntos Scopus
Citação
RESENDE, Adriana Torquato. Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.