Mario Vieira de Mello e a questão nacional: reflexões sobre o estetismo na cultura brasileira

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2012-08-10
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Fontes, Filipe Costa
Orientador
Contier, Arnaldo Daraya
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Silva, Wilson Santana
Luca, Tania Regina de
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A questão nacional foi constantemente problematizada pelo pensamento nacional. Em geral a questão nacional esteve relacionada à ideia de atraso. No fim do séc. XIX e início do séc. XX, a questão nacional e o suposto atraso brasileiro foram explicados a partir do paradigma bio-psicológico, pela ideologia do caráter nacional. As críticas da antropologia e da sociologia ao referido paradigma, no início do séc. XX, causou seu gradual enfraquecimento e, posteriormente, sua derrocada, no Brasil, impulsionada pelos trabalhos de Caio Prado Júnior. Durante a segunda metade do séc. XX, nas décadas de 50 e 60, o paradigma bio-psicológico deu origem ao econômico. A partir de então, a questão nacional, antes explicada a partir de elementos raciais, ou da relação entre a raça e o meio, passou a ser explicada pela posição econômica do Brasil em relação às nações consideradas desenvolvidas. É neste contexto que entra em cena Desenvolvimento e Cultura, escrita por Mario Vieira de Mello em 1963 para participar do diálogo sobre o desenvolvimento do país. O propósito deste trabalho é verificar a participação de Mario Vieira de Mello, sua obra Desenvolvimento e Cultura, e de sua noção de estetismo na cultura brasileira para a compreensão da questão nacional.
Descrição
Palavras-chave
estetismo , desenvolvimentismo , cultura brasileira , questão nacional , Mario Vieira de Mello , aestheticism , developmentalism , Brazilian culture , the national question , Mario Vieira de Mello
Assuntos Scopus
Citação
FONTES, Filipe Costa. Mario Vieira de Mello e a questão nacional: reflexões sobre o estetismo na cultura brasileira. 2012. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.