Monstrumanidade: o encontro entre o humano e o monstro no cinema de Tod Browning
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2013-01-23
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Piqueira, Verônica D'agostino
Orientador
Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Azevedo, Wilton Luiz de
Carvalho, Francione Oliveira
Carvalho, Francione Oliveira
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Esperando contribuir para ampliar as discussões sobre a questão do imaginário cultural popular americano, o objetivo da presente dissertação é refletir sobre o conceito de normalidade e anormalidade apresentado no filme Freaks (1932), dedicado à representação do universo social e cultural dos sideshows. Apresentaremos as influências que transpassaram o caminho do diretor Tod Browning, buscando referências para a formação do seu cinema autoral em sua história vivida desde a juventude como artista itinerante até a dimensão como ator de pastelão, diretor e roteirista de seus próprios filmes. Discutiremos também algumas razões que levaram à emancipação do gênero de horror no período da Grande Depressão, buscando referências estéticas, literárias e políticas na narrativa de seus principais clássicos. Baseando-se nesses estudos, esta pesquisa transita de forma interdisciplinar pelas linguagens História da Cultura e Cinematográfica, apresentando o encontro entre monstros e humanos e o modo como são expressos no corpo exposto em Freaks.
Descrição
Palavras-chave
cinema de horror , monstros , Sideshow , Tod Browning , horror film , monsters , sideshow , Tod Browning