A percepção de esculturas por três pessoas cegas

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2012-02-28
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Garcia, Roseli Behaker
Orientador
Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Rizolli, Marcos
Kastrup, Virginia
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Este trabalho teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre a percepção da obra de arte pela pessoa cega, no caso específico a percepção de esculturas. O que se propôs desvelar foi o universo peculiar e detalhes da experiência perceptiva de pessoas cegas, pelas vias sensoriais de que fazem uso. Concepções e ideias de autores como Kastrup, Almeida e Carijó (2010), Masini (2007), Sacks (1995), Vigotski (1997) constituíram fundamentação e referencial para a elaboração deste trabalho. Foi realizada uma pesquisa com três pessoas cegas congênitas, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde realizaram a exploração tátil de duas esculturas figurativas. Os dados sobre o contato das pessoas cegas com as esculturas foram coletados por meio de entrevista e de depoimentos escritos de cada um dos sujeitos. A entrevista foi realizada no momento da exploração, de cada um dos sujeitos da pesquisa, gravando o que ocorria e era manifestado na situação, referente às sensações, às percepções e aos sentimentos. Os depoimentos escritos foram realizados pelos sujeitos da pesquisa, após um mês de contato com os objetos de arte, e enviados à pesquisadora. A análise foi realizada em duas etapas. Na primeira foi feita a análise individual de cada sujeito, no contato com a escultura, tanto dos dados objetivos, como dos sentimentos e do experienciado a que a pessoa entrevistada se referiu. Na segunda etapa foi feita a análise das convergências e divergências entre os dados objetivos, os sentimentos expressos e o que podem ter experienciado a que os três sujeitos entrevistados se referiram. A reflexão sobre esses dados evidenciou convergência e concordância entre os três sujeitos, tanto na exploração da escultura como no depoimento escrito, somente na categoria elementos percebidos das esculturas , evidenciando identificação denotativa referente aos objetos artísticos. Houve convergência entre os três sujeitos nas categorias experiência pessoal , sentimentos , emoções , expressão pessoal do sentido da escultura , avaliação estética dos elementos da escultura , em virtude de se tratarem de singularidades vivenciadas diferentemente pelos sujeitos.
Descrição
Palavras-chave
escultura , experiência , percepção , pessoa cega , tato , blind people , experience , sculptures , perception , tactil
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Citação
GARCIA, Roseli Behaker. A percepção de esculturas por três pessoas cegas. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.