A percepção de esculturas por três pessoas cegas
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2012-02-28
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Garcia, Roseli Behaker
Orientador
Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Rizolli, Marcos
Kastrup, Virginia
Kastrup, Virginia
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Este trabalho teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre a percepção da obra
de arte pela pessoa cega, no caso específico a percepção de esculturas. O que se
propôs desvelar foi o universo peculiar e detalhes da experiência perceptiva de
pessoas cegas, pelas vias sensoriais de que fazem uso. Concepções e ideias de
autores como Kastrup, Almeida e Carijó (2010), Masini (2007), Sacks (1995),
Vigotski (1997) constituíram fundamentação e referencial para a elaboração deste
trabalho. Foi realizada uma pesquisa com três pessoas cegas congênitas, na
Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde realizaram a exploração tátil de duas
esculturas figurativas. Os dados sobre o contato das pessoas cegas com as
esculturas foram coletados por meio de entrevista e de depoimentos escritos de
cada um dos sujeitos. A entrevista foi realizada no momento da exploração, de cada
um dos sujeitos da pesquisa, gravando o que ocorria e era manifestado na situação,
referente às sensações, às percepções e aos sentimentos. Os depoimentos escritos
foram realizados pelos sujeitos da pesquisa, após um mês de contato com os
objetos de arte, e enviados à pesquisadora. A análise foi realizada em duas etapas.
Na primeira foi feita a análise individual de cada sujeito, no contato com a escultura,
tanto dos dados objetivos, como dos sentimentos e do experienciado a que a
pessoa entrevistada se referiu. Na segunda etapa foi feita a análise das
convergências e divergências entre os dados objetivos, os sentimentos expressos e
o que podem ter experienciado a que os três sujeitos entrevistados se referiram. A
reflexão sobre esses dados evidenciou convergência e concordância entre os três
sujeitos, tanto na exploração da escultura como no depoimento escrito, somente na
categoria elementos percebidos das esculturas , evidenciando identificação
denotativa referente aos objetos artísticos. Houve convergência entre os três sujeitos
nas categorias experiência pessoal , sentimentos , emoções , expressão pessoal
do sentido da escultura , avaliação estética dos elementos da escultura , em virtude
de se tratarem de singularidades vivenciadas diferentemente pelos sujeitos.
Descrição
Palavras-chave
escultura , experiência , percepção , pessoa cega , tato , blind people , experience , sculptures , perception , tactil
Assuntos Scopus
Citação
GARCIA, Roseli Behaker. A percepção de esculturas por três pessoas cegas. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.