Porque somos Helenas: uma passagem entre linguagens
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2011-08-26
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Farina, Maria Helena Machado
Orientador
Rizolli, Marcos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Sartori, Janete de Andrade
Sartori, Janete de Andrade
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A presente pesquisa consiste no estudo e registro da semiose na passagem da linguagem pictórica para a cênica de alguns autorretratos da pintora finlandesa Helene Schjerfbeck. Busca compreender o percurso criativo e o processo de construção e desconstrução existentes nesta passagem em um contexto de espaço e tempo diferentes. Registra o trabalho de criação em seu movimento, em sua forma imprecisa, problemática, instigante, com o intuito de trazer novas utilizações dos códigos da linguagem cênica, por meio do rompimento dos limites entre as linguagens artísticas, em que novas possibilidades criativas surgem. Constitui um desafio de comunicação e interação de universos próximos, porém distintos. Investiga de que maneira a síntese interpretativa da vida desta artista plástica em seus autorretratos pode ser transformada em expressão cênica, em personagem que se expressa principalmente por meio do corpo, do gesto, da face, do olhar. Pesquisa de que forma o que é envolvido pela moldura destes quadros, sob a visão de uma atriz, dirigida pelo encenador Fábio Vinasci, em um processo de criação cênica, pode ser transposto para a cena teatral. Assim, recupera a atribuição de sentido expresso na tela e vivifica-o na representação cênica
Descrição
Palavras-chave
Helene Schjerfbeck , autorretrato , processo de criação , performance , linguagem , Helene Schjerfbeck , autorretrato , proceso de creación , performance , lenguaje
Assuntos Scopus
Citação
FARINA, Maria Helena Machado. Porque somos Helenas: uma passagem entre linguagens. 2011. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.