Grafos: uma proposta metacuratorial e artística

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Tipo
Tese
Data de publicação
2019-08-08
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Prado, Carolina Vigna
Orientador
Rizolli, Marcos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Bellicieri, Fernanda Nardy
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Lourenço, Maria Cecilia França
Ruggiero, Amanda Saba
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Essa tese de doutoramento é uma proposta curatorial e artística com utilização de grafos relacionais, gerados a partir de dados extraídos de forma sistemática e metódica das obras de um determinado artista. O artista analisado para essa tese foi o holandês Vincent van Gogh (1853-1890) por apresentar uma produção tanto visual (pinturas) quanto textual (cartas). Os dados considerados em suas obras, para a geração dos grafos, foram construídos a partir dos elementos estruturantes da linguagem visual, traduzidos em argumentos percebidos em análise dos valores de ciano, magenta, amarelo e preto; luminância mínima, máxima e média. Os grafos são contextualizados com as datas e locais de realização e as principais palavras contidas nas cartas de van Gogh ao irmão Theo. Os grafos gerados são apresentados como uma visualidade artística a partir de um percurso curatorial. A pesquisa, portanto, é metacriativa e metacuratorial, buscando uma linguagem de visualidades dentro do trânsito intersemiótico. Os resultados obtidos se propõem também como uma metodologia artística, curatorial e educacional, posto que podem ser aplicados novamente para quaisquer conjuntos de obras artísticas. A pesquisa e seus resultados são interdisciplinares e abrangem as seguintes áreas do conhecimento: Linguagens e Tecnologia, Artes Visuais, História da Cultura, Curadoria, Interatividade, Inovação e, Educação.
Descrição
Palavras-chave
artes visuais , curadoria , grafos , Van Gogh
Assuntos Scopus
Citação
PRADO, Carolina Vigna. Grafos: uma proposta metacuratorial e artística. 2019. 190 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.