Educação em saúde: práticas educacionais do enfermeiro
Tipo
Tese
Data de publicação
2018-12-20
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Pinho, Maria Carla Vieira
Orientador
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Souza Neto, João Clemente de
Prado, Cláudia
Fugita, Rose Meire Imanichi
Souza Neto, João Clemente de
Prado, Cláudia
Fugita, Rose Meire Imanichi
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A enfermagem tem, na ação educativa, um de seus principais eixos norteadores, que
se consolida nos vários ambientes de realização do cuidado. Isso implica pensar a
ação educativa como estratégia fundamental para a formação profissional e identificar
ambientes pedagógicos capazes de potencializar essa prática. Dessa forma, este
estudo, de caráter qualitativo exploratório, objetiva analisar as práticas educacionais
do enfermeiro na educação em saúde. As etapas de investigação foram organizadas
em três momentos: no primeiro, construiu-se o instrumento para coleta de dados; no
segundo, realizaram-se e transcreveram-se as entrevistas e, no terceiro, houve a
categorização e a análise dos dados. Para entender como o enfermeiro concebe a
dimensão educativa na sua prática cotidiana, quatro profissionais do município de São
Paulo, que atuam nos diferentes níveis de atenção, foram entrevistados. Na
sequência, os dados foram ordenados e classificados de acordo com a relação entre
questões teoricamente elaboradas e questões provenientes do processo investigativo.
As cores preta, vermelha, rosa e verde foram aplicadas para identificar e distinguir as
falas dos enfermeiros. A análise dos dados resultou em quatro eixos centrais de
informações, sendo: (1) concepções da ação educativa sob a ótica do enfermeiro; (2)
a influência do ensino de graduação nas práticas educacionais cotidianas do trabalho
do enfermeiro; (3) as ações educativas na realidade de trabalho do enfermeiro; (4) as
necessidades formativas do enfermeiro para a execução de ações educativas na
prática profissional. Verificou-se que, na visão dos enfermeiros, a educação em saúde
está presente no cotidiano de trabalho, na forma de treinamento ou capacitação,
orientação ou reunião, nas atividades realizadas nos momentos de interação entre os
profissionais e entre o profissional e o usuário do serviço de saúde, e pode ocorrer de
forma individual ou coletiva. A prática educativa foi vista como uma atividade própria
da Atenção Básica, expressando que sua formação ainda é hospitalocêntrica,
centralizando na figura do professor, que acredita no papel educativo do enfermeiro,
a influência que fará a diferença na atuação do futuro profissional. Os enfermeiros
concordam que o êxito da ação educativa surge a partir do desenvolvimento de
habilidades e competências, sendo a experiência profissional um momento de
aprendizado capaz de complementar a sua formação inicial.
Descrição
Palavras-chave
educação em saúde , ação educativa , educação em enfermagem , educação popular em saúde , formação do professor de enfermagem
Assuntos Scopus
Citação
PINHO, Maria Carla Vieira. Educação em saúde: práticas educacionais do enfermeiro. 2018. 115 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018.