PIBID e formação docente: contribuições do professor supervisor para a prática pedagógica do aluno egresso em início de carreira

Imagem de Miniatura
Tipo
Tese
Data de publicação
2017-06-19
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Queiroz, Elaine de Oliveira Carvalho
Orientador
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Ambrogi, Ingrid Hotte
Aparício, Ana Silvia Moço
Vercelli, Ligia de Carvalho Abões
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo principal analisar as contribuições do professor supervisor para a prática pedagógica do aluno egresso do curso de Pedagogia e em início de carreira que tenha participado do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Como objetivos específicos, destacamos: analisar se a atuação do professor supervisor, no período da realização do projeto, contribuiu para o desenvolvimento profissional dos alunos egressos; verificar se a ação dos supervisores contribuiu para o processo de inserção dos alunos egressos na docência e se a relação entre universidade e escolas públicas, por intermédio do Pibid, tem beneficiado a formação inicial dos professores. Nossa hipótese é que o Pibid oportuniza a articulação entre teoria e prática nos cursos de formação inicial de professores e, ainda, que a participação direta do professor supervisor nos momentos de formação contribui para a formação profissional do aluno bolsista. Assim, buscamos responder às seguintes perguntas: Quais as contribuições dos professores supervisores para o desenvolvimento profissional de alunos egressos do curso de Pedagogia que participaram do Pibid e que, atualmente, exercem a docência? Em que medida a atuação dos professores supervisores contribuiu para a inserção profissional dos alunos egressos na docência? O universo da pesquisa foi uma instituição de ensino privada localizada na Zona Sul da cidade de São Paulo, e os sujeitos foram seis alunos egressos que participaram do Pibid e, atualmente, exercem a docência. Tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, na qual foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, num primeiro momento, um formulário fechado e, posteriormente, entrevistas semiestruturadas, além da análise dos documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que regem o Pibid. O referencial teórico adotado pautou-se em autores da pedagogia crítica, dentre eles: Marcelo Garcia (2009, 2011, 2013), Tardif (2000, 2014), Canário (2000, 2001, 2007), Mizukami (2000, 2002, 2004, 2013), Nóvoa (1992, 1995, 2009), Shulman (1986, 2014, 2016), Gatti (2009, 2011, 2013, 2016) e Zeichner (1993, 2010), e em estudos sobre o papel do professor, os saberes docentes, a relação teoria e prática e a formação docente. A análise dos dados foi pautada na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Constatamos que, a partir das ações dos professores supervisores junto aos alunos bolsistas participantes do Pibid, estabeleceu-se uma parceria entre a universidade e as escolas da rede pública, beneficiando a formação dos alunos do curso de Pedagogia para atuarem na docência. Os alunos apontam a relação teoria e prática como positiva à prática pedagógica e ressaltam o papel do professor supervisor como agente no processo propiciando autonomia. Porém nota-se que essa relação ainda ocorre de forma vertical em detrimento de uma formação problematizadora.
Descrição
Palavras-chave
Pibid , formação de professores , curso de pedagogia , professores supervisores , alunos egressos
Assuntos Scopus
Citação
QUEIROZ, Elaine de Oliveira Carvalho. PIBID e formação docente : contribuições do professor supervisor para a prática pedagógica do aluno egresso em início de carreira. 2017.160 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.