Elaboração, aplicação e avaliação de um programa sociodramático para suporte emocional e desenvolvimento de papéis sociais em grupo de pais de pessoas com deficiência intelectual

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Tipo
Tese
Data de publicação
2016-05-04
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Martin, Maria Aparecida Fernandes
Orientador
Carreiro, Luiz Renato Rodrigues
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Rusche, Robson Jesus
Araújo, Marcos Vinícius de
Filipini, Rosalba
Martins, Edna
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
A família é, em grande parte das vezes, o primeiro grupo social em que, após o nascimento, o bebê é inserido. É nesse cenário que o bebê inicia suas primeiras relações e no contra papel a família experimenta uma série de alterações nas suas interações sociais com a chegada do novo integrante. A criança, inicialmente, estabelece uma relação de dependência no que diz respeito aos aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais. No caso de crianças com deficiência intelectual, esta relação de dependência tende a ser mais complexa e duradoura, por causa da demanda de tratamentos e cuidados constantes, visando sua saúde e desenvolvimento. Alterações na rotina, além de outras adaptações necessárias a convivência com um filho com deficiência intelectual, podem prejudicar a dinâmica familiar e o desenvolvimento socioemocional de seus integrantes. Este estudo visou elaborar, aplicar e avaliar um programa sociodramático de suporte emocional e desenvolvimento de papéis sociais para pais de pessoas com deficiência intelectual. O trabalho foi dividido em três etapas: (1) avaliação pré-intervenção de indicadores de saúde mental dos pais (ansiedade, depressão e estresse), utilizando respectivamente os instrumentos BAI e BDI das escalas Beck e o inventário de estresse – ISSL, percepção de suporte familiar (IPSF), práticas parentais (IEP), habilidades sociais (IHS) e qualidade de vida (WHOQOL-brief); (2) doze encontros semanais de sociodramas tematizados sobre ansiedade, depressão, estresse, suporte social e familiar e qualidade de vida, e (3) avaliação pós-intervenção com a repetição dos instrumentos da etapa 1. Participaram da primeira etapa 19 mães, dentre as quais oito finalizaram o processo, participando das etapas 2 e 3. Nos resultados da avaliação inicial observamos a presença de indicadores de ansiedade, depressão e estresse em grande parte do grupo, além de uma percepção de suporte familiar preponderando entre médio baixo e baixo. Os estilos parentais revelaram em sua maioria classificações abaixo da média e comportamento de risco, nas habilidades sociais a maior parte das participantes obtiveram resultados que as indicavam para treinamento destas habilidades. Na evolução das sessões grupais, durante os sociodramas tematizados percebeu-se o grupo assumindo um lugar como suporte social das participantes. Além disso, as mães apresentaram-se mais fortalecidas para o enfrentamento das situações conflitivas e notou-se o surgimento de atitudes mais espontâneas e criativas e de relações empáticas. Verificou-se, também, uma evolução no papel de mães, que se apropriaram de seus sentimentos, para o enfrentamento das situações e para o empoderamento deste papel. A avaliação pós-intervenção, com o grupo de mães, demonstrou uma redução de indicadores de dificuldades emocionais (como sinais de ansiedade, depressão e estresse), melhora de indicadores de estilos parentais e da percepção de suporte social e familiar e de sua qualidade de vida.
Descrição
Palavras-chave
sociodrama , suporte familiar , papéis sociais , grupo de pais , deficiência intelectual
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Citação
MARTIN, Maria Aparecida Fernandes. Elaboração, aplicação e avaliação de um programa sociodramático para suporte emocional e desenvolvimento de papéis sociais em grupo de pais de pessoas com deficiência intelectual. 2016. 159 f. Tese (Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.