Capacitação em saúde mental na infância e adolescência para profissionais da atenção primária

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Tipo
Tese
Data de publicação
2012-06-14
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Lowenthal, Rosane
Orientador
Paula, Cristiane Silvestre de
Título da Revista
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Título de Volume
Membros da banca
D´antino, Maria Eloisa Famá
Freire, Angela Biazi
Wen, Chao Lung
Ribeiro, Edith Lauridsen
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
Cerca de 7 a 12% das crianças e adolescentes brasileiros apresentam problemas de saúde mental e necessitam de algum tipo de tratamento. O profissional da Atenção Primária deve ter a capacidade de atender o indivíduo integralmente incluindo o atendimento destas crianças e adolescentes com problemas emocionais e de comportamento. Assim os objetivos deste trabalho são desenvolver, implementar e avaliar um modelo educacional por meio de teleducação interativa sobre saúde mental na infância e adolescência para capacitação de profissionais de saúde da Atenção Primária. Esta capacitação foi estruturada em dois módulos com ambientes de aprendizagem a distância e presencial. Vinte e cinco profissionais, médicos e enfermeiros, do programa Estratégia de Saúde da Família, de cinco Unidades Básicas de Saúde da micro-região Butantã/Jaguaré da cidade de São Paulo foram capacitados. Para o módulo a distancia foram desenvolvidos Unidades de Conhecimento e utilizadas ferramentas interativas. O módulo presencial foi baseado no treinamento de Técnicas de comunicação para lidar com a saúde mental de criança e adolescentes na atenção primária . Os profissionais foram avaliados antes e depois da capacitação com questionários de conhecimentos específicos e questionários sobre Conhecimento, Atitude e Prática (KAP), além de investigada sua opinião quanto a qualidade e a utilidade prática da capacitação. Foi construído um ambiente interativo de aprendizagem que tinha oito unidades de conhecimento, sendo cinco vídeos-mosaicos sobre depressão, ansiedade, transtorno de conduta, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e transtornos globais do desenvolvimento; dois vídeos-entrevista sobre a estrutura do sistema de saúde mental na infância e adolescência no Brasil; um tutorial animado sobre o Questionário de Capacidades e Dificuldades para rastreamento de problemas de saúde mental. Os resultados do estudo apontaram que de forma geral, houve aquisição do conhecimento estatisticamente significante após a capacitação (p<0,01). Esta aquisição de conhecimento ocorreu tanto entre os médicos quanto entre os enfermeiros. Quando utilizado o questionário KAP, por áreas especificas, observou-se que todos os três domínios, conhecimento (p<0,01), atitude (p<0,01) e prática (p,0,05), foram aprimorados após a capacitação. Os resultados deste estudo indicam que o uso de teleducação interativa para capacitação de profissionais da Atenção Primária é factível e efetiva. Novos estudos, com amostras mais robustas devem ser implementados para confirmar estes resultados.
Descrição
Palavras-chave
Atenção primária à saúde , Saúde mental , Infância e adolescência , Telemedicina , Educação à distância , Primary health care , Mental health , Child , Adolescent , Telemedicine , Education , Distance
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Citação
LOWENTHAL, Rosane. Capacitação em saúde mental na infância e adolescência para profissionais da atenção primária. 2012. 171 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.