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dc.creatorOhata, Daniel Domingos Akira de Sá Pimentel
dc.date.accessioned2020-04-17T12:40:33Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:08:58Z
dc.date.available2020-05-28T18:08:58Z
dc.date.issued2019-08-23
dc.identifier.citationOHATA, Daniel Domingos Akira de Sá Pimentel. Classificação de perfis de jogadores por meio de um jogo digital adaptativo. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24507
dc.description.abstractThe player rating study helps in the production of digital games, to classify a player it is necessary to answer a questionnaire. Your answers will tell you which profile the player belongs to. The present work aims the development of an adaptive digital game to identify the player profile in one of Bartle's classification archetypes without the need for a form. This game was developed with the RPG Maker MV engine, and makes use of classic game designer and mechanics to bring the player into an immersive state. And with decision tree technique created by scripts, will indicate the player profile at the end of the game. After creating a prototype the next step is to perform tests with users, at the end of the tests there will be the profile found. To authenticate the test result, the volunteers answered Bartle's form and finally the results will be compared.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectclassificação de Bartlepor
dc.subjectperfil de jogadorpor
dc.subjectjogo classificadorpor
dc.subjectjogo adaptativopor
dc.subjectárvore de decisão.por
dc.titleClassificação de perfis de jogadores por meio de um jogo digital adaptativopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEscola de Engenharia Mackenzie (EE)por
dc.publisher.programEngenharia Elétricapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.description.resumoAs empresas de jogos digitais observam com atenção, e de forma detalhada, as preferências de seus jogadores. Por isso, em um mercado competitivo como o do setor, desenvolver produtos e serviços que sejam satisfatórios aos seus clientes se tornou essencial para se destacar. Considerando este cenário, é relevante a importância de estudar os interesses dos jogadores e atender às suas necessidades. Uma das abordagens neste sentido corresponde ao estudo de classificação de jogadores, que procura auxiliar na produção de jogos digitais e adequar os projetos para cada perfil de jogador. Geralmente este inventário é realizado por meio de um questionário. A partir destas premissas, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo digital adaptativo para identificar o jogador e classificar em um dos arquétipos da classificação de Bartle. Está aplicação foi desenvolvida com a engine RPG Maker MV, e faz uso de mecânicas e do designer de jogos clássicos para levar o jogador a um estado imersivo e mapear suas ações ao jogar. Do ponto de vista computacional, foi aplicada a técnica de árvore de decisão criada por scripts, que, após a interação com o jogo oferece a indicação do perfil do jogador. A partir do protótipo elaborado, a próxima etapa será constituída por testes com usuários para a validação da hipótese da investigação e a para autenticação dos resultados será utilizado o formulário de Bartle com os voluntários e seus resultados serão confrontados com os perfis identificados pelo jogo digital adaptativo.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0299352892655359por
dc.contributor.advisor1Notargiacomo, Pollyana Coelho da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5131975026612008por
dc.contributor.referee1Lopes, Paulo Batista
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1678715490240349por
dc.contributor.referee2Cardoso, Alexandre
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3767009717402045por
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4243/2/DANIEL%20DOMINGOS%20AKIRA%20DE%20S%C3%81%20PIMENTEL%20OHATA%20PROTEGIDO%20.pdf
dc.keywordsBartle's classificationeng
dc.keywordsplayer profileeng
dc.keywordsclassifier gameeng
dc.keywordsadaptive gameeng
dc.keywordsdecision treeeng


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