Ambiente de simulação para multiagentes sociais e econômicos
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2016-07-22
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Ribas, Jéssica Barbara da Silva
Orientador
Omar, Nizam
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Monteiro , Luiz Henrique Alves
Pimentel, Edson Pinheiro
Pimentel, Edson Pinheiro
Programa
Engenharia Elétrica
Resumo
Analisar como a renda de um país está distribuída entre seus habitantes pode indicar como as políticas públicas desse local afetam a vida da população. Assim este trabalho visa estudar o impacto das políticas públicas de proteção social como o Bolsa Família teve na distribuição de renda do Brasil, considerando o período de 1999 a 2018. A partir de 2016 considera-se dois cenários econômicos, onde a crise econômica é controlada em 2016 (favorável) e o outro onde a crise piora em 2016 apresentando sinais de melhora a partir de 2017 (desfavorável). O estudo foi realizado utilizando o simulador social desenvolvido em linguagem C e baseado num modelo onde a ideia é a mudança na vida da população por meio do aumento de instrução deles. Ao longo dos anos da simulação foi identificada uma estabilidade na divisão populacional em classes econômicas, não obtendo o comportamento esperado no cenário desfavorável. Após comparar os resultados de ambos os cenários, acredita-se que o Bolsa família já não atua como agente transformador na sociedade simulada.
Descrição
Palavras-chave
simulação baseada em agentes , estudo socioeconômico , agente reativos econômicos , programas de Transferência de Renda Condicional , distribuição de Renda , inflação
Assuntos Scopus
Citação
RIBAS, Jéssica Barbara da Silva. Ambiente de simulação para multiagentes sociais e econômicos. 2016. 90 f. Dissertação (Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .