Sistema especialista para auxílio na utilização de jogos não-educacionais no processo de aprendizagem
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2015-02-11
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Resende, Robson de Souza
Orientador
Mustaro, Pollyana Notargiacomo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Silveira, Ismar Frango
Rossi, Rogério
Rossi, Rogério
Programa
Engenharia Elétrica
Resumo
Jogos digitais são um recurso utilizado atualmente como uma forma de entretenimento,
jogos digitais educacionais por sua vez, tentam fazer com que o estudante utilize
esse recurso com o intuito de aprender de forma mais dinâmica e que desperte maior
interesse. Embora jogos digitais educacionais tenham utilidade, em alguns casos eles podem
apresentar problemas, tais como possuir tarefas repetitivas, desafios sem motivação
ou falta de recursos pedagógicos. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um
sistema que seja capaz de encontrar recursos educacionais em jogos digitais que não são
considerados educacionais, com o propósito de utilizá-los no ensino, visto que alguns deles
já são consagrados no mercado como uma forma de entretenimento, o objetivo com isso é
despertar o interesse dos estudantes por determinado assunto. O sistema é uma aplicação
web desenvolvida em C#, que funciona recebendo do usuário o que ele deseja ensinar a
respeito de algum assunto da área de geografia, em seguida realiza uma inferência para
buscar jogos digitais e gerar relatórios educacionais com os possíveis jogos digitais e características que podem ser utilizadas para ensinar a respeito do assunto que o usuário
deseja. Logo, não é necessário que o usuário tenha conhecimento da área de jogos digitais
para utilizar o sistema e verificar jogos digitais e maneiras de aplicá-los no ensino.
Descrição
Palavras-chave
jogos digitais , educação , jogos digitais educacionais , sistema
especialista , inteligência artificial , games , education , educational digital games , expert system , artificial intelligence
Assuntos Scopus
Citação
RESENDE, Robson de Souza. Sistema especialista para auxílio na utilização de jogos não-educacionais no processo de aprendizagem. 2015. 125 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.