Sincronismo entre redes neurais com topologia de acoplamento do tipo Newman-Watts

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2011-10-19
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Martins, Alex
Orientador
Monteiro, Luiz Henrique Alves
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mustaro, Pollyana Notargiacomo
Oda, Gisele Akemi
Programa
Engenharia Elétrica
Resumo
Pode-se entender sincronismo como uma organização temporal de eventos, possível de emergir em sistemas complexos, como redes neurais. Aqui, usam-se grafo aleatório e autômato celular (AC) para representar redes neurais, a fim de investigar a ocorrência de sincronismo em tais redes. A topologia de acoplamento da rede é do tipo Newman-Watts, formada por uma grade regular com ligações aleatórias acrescentadas. Duas partes com essa estrutura são conectadas por ligações aleatórias. Resultados obtidos por simulações numéricas com esse modelo indicam diversidade de comportamento oscilatório: há casos em que as duas partes oscilam em períodos iguais, múltiplos e submúltiplos; e casos sem oscilação. Investigaram-se as relações entre comportamento oscilatório e a atividade máxima, o tempo para se alcançar essa atividade, o comprimento do caminho mínimo médio, o tamanho da rede, a porcentagem de ligações aleatórias adicionadas, e as regras de transição de estado do AC. Comportamento síncrono foi encontrado em mais de 75% das 28.000 simulações realizadas. A dinâmica do sistema é mais influenciada por variações no número de passos de tempo em que a célula permanece disparando do que por alterações no tamanho do reticulado ou no percentual das ligações aleatórias adicionais.
Descrição
Palavras-chave
autômato celular , neurodinâmica , redes complexas , sincronismo , cellular automaton , complex networks , neurodynamics , synchronism
Assuntos Scopus
Citação
MARTINS, Alex. Sincronismo entre redes neurais com topologia de acoplamento do tipo Newman-Watts. 2011. 94 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.