Uma proposta para promover a aprendizagem nas disciplinas de programação utilizando-se de redes sociais modeladas por técnicas de detecção de plágio
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Dissertação
Date
2010-08-05
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Authors
Luquini, Evandro
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Omar, Nizam
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
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Silva, Leandro Augusto da
Kobayashi, Guiou
Kobayashi, Guiou
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Engenharia Elétrica
Abstract
Este trabalho está inserido no contexto das pesquisas que procuram desenvolver ambientes computacionais que apóiam efetivamente os processos de ensino aprendizagem. Em especial, devido à grande demanda da sociedade por recursos humanos capazes de construir e manter sistemas computacionais. O tema específico desta pesquisa concentra-se na aplicação de técnicas de redes sociais e algoritmos de detecção de plágio à questão da aprendizagem de programação. Atualmente os professores envolvidos com o ensino de programação possuem um conjunto de ferramentas capazes de detectar o plágio de código-fonte nos exercícios
e avaliações realizados por seus alunos. Apesar de estas ferramentas serem úteis como instrumentos disciplinadores, elas não permitem ao docente refletir sobre a natureza social do plágio. Este trabalho desenvolve e instrumentaliza a hipótese de que o plágio, no contexto do ensino de programação, não acontece isoladamente da rede social formada pelos alunos em sala de aula. Em decorrência desta formulação propõe-se que os algoritmos de detecção de plágio e os códigos fonte apresentados durante uma disciplina serão suficientes para modelar indiretamente a rede social estabelecida pelo grupo de alunos. Um experimento exploratório foi conduzido para avaliar esta hipótese e um procedimento para intervenção inspirado nas técnicas de
imunização de redes sociais foi proposto com o intuito de aumentar a eficácia da aprendizagem.
Description
Keywords
plágio , algoritmos de detecção de plágio , modelagem de redes
sociais , ensino-aprendizagem de programação , programming plagiarism , social network analysis , programming
teaching , plagiarism detection