Proposta de um modelo para acompanhamento da aprendizagem significativa por mapas conceituais
Arquivos
Tipo
Tese
Data de publicação
2018-08-07
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silva, Vagner da
Orientador
Omar, Nizam
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Silva, Luciano
Silveira, Ismar Frango
Pimentel, Edson Pinheiro
Cury, Davidson
Silveira, Ismar Frango
Pimentel, Edson Pinheiro
Cury, Davidson
Programa
Engenharia Elétrica
Resumo
Os métodos de avaliações usados, na modalidade de Cursos presenciais e em Ambientes Virtuais
de Aprendizagem ou ensino a distância tendem a fornecer informações insuficientes ou
incompletas sobre o desenvolvimento da aprendizagem. Dentre os instrumentos usados nas
avaliações, estão questões de múltipla escolha, fórum, projetos e chat, muitas vezes focando
apenas a Avaliação Somativa, de caráter classificatório e, consequentemente, fornecendo
dados incompletos a respeito da aprendizagem. Muitos desses ambientes dificultam, pelas
ferramentas oferecidas, o desenvolvimento de avaliações capazes de apresentar informações
o mais precisas possíveis sobre o conhecimento construído pelo aluno. Proporcionar aos
alunos atividades que possam ser avaliadas por instrumentos baseados no processo, como a
organização conceitual, tende a fortalecer o processo ensino/aprendizagem. Essas atividades,
devem complementar os instrumentos de avaliações baseados em questões de múltipla
escolha, teste ou projetos. Este trabalho apresenta um modelo que permite acompanhar
a aprendizagem pelo uso de Mapas Conceituais Individuais e Colaborativos, fornecendo
índices e utilizando medidas para acompanhamento da evolução da aprendizagem. Nesse
modelo, os Mapas Conceituais são avaliados qualitativamente e os resultados são usados
para, dentre outros, informar o índice de organização conceitual do aluno e definir a
divisão dos grupos para desenvolvimento do Mapa Conceitual Colaborativo. Além disso, o
modelo fornece informações para alunos e professores a respeito do desenvolvimento da
aprendizagem; assim, eles terão condições de tomar decisões individuais ou em conjunto
para alcançar o objetivo de aprendizagem proposto.
Descrição
Palavras-chave
mapas conceituais , avaliação , aprendizagem , colaborativo
Assuntos Scopus
Citação
SILVA, Vagner da. Proposta de um modelo para acompanhamento da aprendizagem significativa por mapas conceituais. 2018. 149 f. Tese( Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.