Dignidade organizacional na relação entre fornecedor e cliente, em contexto business to business
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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2018-11-05
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Kosmann, Guilherme
Orientador
Teixeira, Maria Luisa Mendes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Bido, Diógenes de Souza
Medeiros, Ana Lúcia de
Medeiros, Ana Lúcia de
Programa
Administração de Empresas
Resumo
O contexto de dignidade organizacional tem sido objeto de estudo sob distintas abordagens:
empregados, de clientes (avaliando fornecedores), clientes finais avaliando empresas de
serviço, comunidade avaliando empresas, a partir da visão dos docentes de IES, entre outras.
Esta pesquisa buscou caracterizar dignidade organizacional sob o ponto de vista de
fornecedores em relação ao seu cliente, em uma relação B2B (business to business) e para tanto,
propôs-se a desenvolver e validar uma escala de mensuração para avaliação dos clientes. A
pesquisa valeu-se de técnicas qualitativas e quantitativas para o desenvolvimento da escala A
escala foi desenvolvida em três etapas. Inicialmente foram coletadas, por meio eletrônico,
opiniões de 109 fornecedores sobre o que consideravam ser um cliente digno na relação
business to business, as quais foram tratadas com análise de conteúdo, gerando uma primeira
coleção de itens. Os itens gerados tiveram a sua clareza avaliada por 32 fornecedores, e a
validação de constructo analisada por outros 47 fornecedores, gerando uma escala de 22 itens.
A escala foi validada junto a 108 fornecedores, revelando-se unidimensional. Os resultados
indicaram que os fornecedores tenderam a considerar que as práticas que os seus clientes
executam no relacionamento com eles mostram um elevado grau de dignidade.
Descrição
Palavras-chave
dignidade organizacional , fornecedores , business to business
Assuntos Scopus
Citação
KOSMANN, Guilherme. Dignidade organizacional na relação entre fornecedor e cliente, em contexto business to business. 2018. 108 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2018