Alteração da hierarquia dos valores humanos : um estudo com executivos em situação de desemprego que sofreram violação da dignidade no ato da demissão
Arquivos
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2018-06-22
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Prata Junior, Rubens
Orientador
Teixeira, Maria Luisa Mendes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Domenico, Silvia Marcia Russi de
Gouveia, Valdiney Veloso
Gouveia, Valdiney Veloso
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Reestruturações organizacionais, modificações das estratégias competitivas, fusões e aquisições tornaram-se mais acentuadas a partir de 1980, provocando mudanças radicais que impactam o emprego, o desemprego, a carreira e, portanto, a vida dos profissionais. A relação entre trabalho e desemprego possui a capacidade de influenciar o estado emocional, psicológico e social das pessoas. Em cenário de forte recessão, com uma massa de executivos em situação de desemprego, e sob os efeitos emocionais, psicológicos e sociais, é relevante entender se o ato da demissão e o desemprego geraram a percepção de violação da dignidade humana do indivíduo, a ponto de influenciar a importância atribuída aos valores humanos, alterando, assim, sua hierarquia a partir da experiência vivida. Esta pesquisa teve por objetivo identificar se houve alteração na hierarquia dos valores humanos em executivos em situação de desemprego, e que sofreram violação de dignidade no ato da demissão. A pesquisa foi realizada com 446 executivos em situação de desemprego, clientes de uma empresa especializada em transição de carreiras, que perceberam a sua dignidade violada no ato da demissão. A pesquisa foi realizada com o emprego de abordagens qualitativas e quantitativas. A abordagem qualitativa consistiu em 14 entrevistas e análise de relatos de experiência vivenciada no ato da demissão, tendo sido os dados tratados com análise de conteúdo. A abordagem quantitativa contemplou a aplicação do Questionário de Valores Básicos – QVB, em duas etapas com apoio da técnica experimental Priming, e tratamento de dados com estatística descritiva e multivariada. Os resultados permitiram identificar a alteração na hierarquia dos valores humanos, bem como mudanças na valorização atribuída a cada valor entre as fases de pleno emprego e de desemprego. Como contribuição prática, o estudo recomenda quais mudanças as empresas especializadas em transição de carreiras deverão promover em seus programas, para lidar com a nova hierarquia de valores básicos dos indivíduos, fruto da violação da dignidade no ato da demissão.
Descrição
Palavras-chave
demissão , desemprego , valores humanos , dignidade
Assuntos Scopus
Citação
PRATA JUNIOR, Rubens. Alteração da hierarquia dos valores humanos : um estudo com executivos em situação de desemprego que sofreram violação da dignidade no ato da demissão. 2018. 143 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.