A relação da geração Z com a memória organizacional: estudo na Frimesa Cooperativa Central – unidade frigorífica de Medianeira - PR

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2017-08-04
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Cossmann, Ana Paula
Orientador
Perez, Gilberto
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Miguel, Lilian Aparecida Pasquini
Sun, Violeta
Programa
Administração de Empresas
Resumo
A memória organizacional e suas componentes já possuem diversos estudos na academia com várias referências bibliográficas, já na questão da geração Z e a sua relação com as componentes da Memória Organizacional: Memória Política, Comunicativa e Cultural há uma escassez de estudos, gerando oportunidades para pesquisas. Com isso, as empresas e a academia podem utilizar a pesquisa para suas análises e planejamentos, ou seja, na teoria e na prática. O principal objetivo desta pesquisa é entender a relação da geração Z com as componentes da memória organizacional da Frimesa Cooperativa Central – Unidade Frigorífica de Medianeira (PR). Os referenciais teóricos abordados deram sustentabilidade para a sua realização. Para se obter uma continuidade coerente na pesquisa, a adoção de uma metodologia específica tornou-se relevante. Optou-se por uma abordagem qualitativa e, para atender aos objetivos propostos, a pesquisa adotou caráter exploratório e descritiva com procedimentos bibliográficos, documental, estudo de caso e coleta de dados com entrevistas, utilizando-se roteiro estruturado previamente elaborado. Na pesquisa de campo, os dados foram coletados nos meses de abril a maio de 2017, sendo analisados com a técnica da Análise de Conteúdo. Com os resultados obtidos foi possível conhecer como a empresa gerencia sua Memória Organizacional, bem como a relação da geração Z com componentes da Memória Organizacional, que são as Memórias: Cultural, Comunicativa, e Política. Os resultados obtidos com a pesquisa mostram-se relevantes para o meio acadêmico científico e para o meio empresarial, pois os jovens da geração Z possuem perfis que lembram a geração y, mas que são altamente conectados com o mundo tecnológico, deixando a desejar na questão de comunicação, trabalho em equipe, entre outros. Com isso, a relação entre as componentes da memória acabam sendo impactadas em vários aspectos conforme foi abordado pelos líderes da empresa durante as entrevistas. Foi possível constatar que a empresa, foco do estudo, busca a todo momento aperfeiçoar esses jovens da geração Z com treinamentos, palestras, bem como um clima organizacional agradável com regras e procedimentos internos que gerem bons resultados, pois a Frimesa já está há 40 anos no mercado, tem muito conhecimento, uma boa memória organizacional que poderá fazer a diferença nas rotinas dos jovens da geração Z.
Descrição
Palavras-chave
geração Z , memória organizacional , componentes da memória
Assuntos Scopus
Citação
COSSMANN, Ana Paula. A relação da geração Z com a memória organizacional: estudo na Frimesa Cooperativa Central – unidade frigorífica de Medianeira - PR. 2017. 84 f. Dissertação (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.