Efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própria

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2018-08-21
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Breno, Felipe Rafael
Orientador
Popadiuk, Silvio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Franklin, Marcos Antônio
Steil, Andrea Valeria
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Com esta dissertação tem-se como objetivo analisar se o domínio de aprendizagem exerce um efeito mediador na relação entre a capacidade de absorção individual e a capacidade de inovação individual no desenvolvimento de marca própria. Foram objeto de considerações: capacidade de absorção individual, capacidade de inovação individual e domínio de aprendizagem (cognitivo, afetivo e psicomotor). O domínio – cognitivo, afetivo e psicomotor são objeto de estudos relacionados a objetivos educacionais (Krathwohl, 2002). Os dois últimos – afetivo e psicomotor - ainda não foram considerados com intensidade nos estudos sobre capacidade de absorção do conhecimento organizacional. Assim, é devido a essa lacuna de conhecimento que o presente estudo foi desenvolvido. Outros três objetivos específicos foram definidos: 1. Avaliar a intensidade de predominância da capacidade de absorção individual no desenvolvimento de marcas próprias; 2. Avaliar a intensidade de predominância do domínio de aprendizagem cognitivo, afetivo e psicomotor no desenvolvimento de marcas próprias; 3. Avaliar a intensidade de capacidade de inovação individual no desenvolvimento de marcas próprias. O método de pesquisa utilizado foi o quantitativo porque foi aplicado um questionário estruturado e fechado. Entendendo-se que essa pesquisa foi exploratória porque, a priori, pela revisão da literatura não foi identificado estudos similares, que envolvam o relacionamento entre a capacidade de absorção individual, capacidade de inovação individual e o domínio da aprendizagem. Considerando-se descritivo porque teve como objetivo a descrição, a análise e interpretação das avaliações dos informantes quanto a esses construtos. O ambiente da pesquisa foram redes varejistas/supermercadistas localizadas em São Paulo capital. Foram pesquisadas quatro grandes redes com 76 respondentes. Visando obter as informações necessárias para a compreensão do fenômeno estudado, os informantes foram gestores nas áreas de desenvolvimento de marcas próprias das redes varejistas. A coleta de dados foi feita pessoalmente através de perguntas e respostas do questionário. O entrevistado poderia optar por ele mesmo ler e responder as perguntas on line ou em papel. Como resultante da pesquisa, identificou-se que ao se considerar a o domínio de aprendizagem como uma variável mediadora, o relacionamento entre a capacidade de absorção individual e a capacidade de inovação individual se altera, implicando em um efeito mediador.
Descrição
Palavras-chave
capacidade de absorção individual , capacidade de inovação individual , domínio de aprendizagem
Assuntos Scopus
Citação
BRENO, Felipe Rafael. Efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própria. 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.