Contribuição das práticas para objetivos empresariais: um estudo de caso em empresa de inovação social brasileira
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2017-07-27
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Chumbo, Rafaela Andrade Nascimento
Orientador
Domenico, Silvia Marcia Russi de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Brunstein, Janette
Rodrigues, Andrea Leite
Rodrigues, Andrea Leite
Programa
Administração de Empresas
Resumo
No Brasil, havia mais de 207 milhões de habitantes em 2016. Apesar dos avanços nos últimos 50 anos, grande parte dessa população reforça, a cada dia, as estatísticas sobre má distribuição de renda, aumento no desemprego, falta de moradia, precariedade tanto no sistema de saúde pública, como no saneamento básico. O empreendedorismo social e com fins lucrativos vem ganhando visibilidade em meio a esse ambiente de fragilidade, encorajando indivíduos a fundarem organizações sociais, que utilizam ou não do conhecimento da inovação para enfrentarem os problemas sociais. Empresas de inovação social e com investimentos de fundos de filantropia de risco (Philanthropic venture capital – PhVC), que buscam objetivos social e econômico são foco desta dissertação, como parte de um estudo mais amplo, de âmbito longitudinal, que busca entender o vir a ser de organizações de inovação social e os desafios enfrentados com o propósito de alcançar objetivos híbridos. A pesquisa foi realizada em um negócio social de impacto e de inovação social, destacado no cenário nacional, que já fez parte de estudo anterior. Nosso objetivo nesta pesquisa foi compreender a contribuição das práticas, mais especificamente aquelas relativas a profissionais da área comercial nas relações com clientes, para o alcance dos objetivos social e econômico dessa organização. Para alcançá-lo, adotamos como estratégia de pesquisa o estudo de caso qualitativo, em uma perspectiva interpretativista. O levantamento dos dados foi realizado por meio de 21 entrevistas qualitativas, que incluíram como participantes, agentes de negócios, clientes, CEO-fundador, sócio-diretor, sócio-investidor e assistente administrativo, ligados a essa empresa. Adicionalmente, lançamos mão de observação não participante, conversas informais e documentos on-line. Para tratamento e análise dos dados, seguimos a análise temática, que nos permitiu caracterizar a empresa, além de descrever e analisar 27 práticas. São elas: 20 práticas relacionadas à interação de agentes e clientes, sendo 11 práticas relativas à captação e fechamento de proposta de novo cliente, três práticas envolvidas na assinatura do contrato para liberação do microcrédito, três práticas relativas à cobrança de clientes e três práticas referentes, exclusivamente, à renovação do microcrédito. Além dessas, identificamos três práticas relacionadas às interações de agentes e supervisão, e quatro práticas na interação de agentes e empresa, que se conectam e interferem nas práticas dos agentes em interação com os clientes. Foi possível perceber forte presença da tecnologia na realização de tais práticas, o que mostra o encontro de diferentes materialidades durante sua execução. Considerando-se que os negócios sociais de impacto buscam obter lucro para ter recursos suficientes que promovam seu objetivo social, alcançado ao atender o maior número possível de pessoas (escala), concluímos que todas as práticas aqui analisadas servem tanto ao objetivo econômico, quanto social. No entanto, se considerarmos que empresas sociais e de inovação social devam promover transformações sociais duradouras, será preciso à organização construir novas práticas de forma a trazer consequências mais amplas para seus beneficiários, que levem os microempreendedores não só a melhorarem a condição financeira de suas vidas e famílias, mas a trabalharem juntos para alcançarem melhorias para a comunidade em que vivem.
Descrição
Palavras-chave
inovação social , empreendedorismo social , PhVC , negócio social de impacto , práticas nas organizações
Assuntos Scopus
Citação
CHUMBO, Rafaela Andrade Nascimento. Contribuição das práticas para objetivos empresariais: um estudo de caso em empresa de inovação social brasileira. 2017. 160 f. Dissertação (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .