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dc.creatorBeni, Priscila Ferreira
dc.date.accessioned2018-04-10T20:01:07Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:04:28Z
dc.date.available2020-05-28T18:04:28Z
dc.date.issued2017-06-19
dc.identifier.citationBENI, Priscila Ferreira. Inovação e estratégia : um estudo no mercado de cervejas artesanais brasileiro. 2017. 202 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23624
dc.description.abstractConsidering that organizations can innovate by offering services or products that their target wants, and competitive strategies as the way to permanently extend or conserve a sustainable market position (BESSANT, TIDD, 2009, FERRAZ, KUPFER, HAGUENAUER, 1995), the main goal of this research was to analyze the association of innovation and strategy in the Brazilian craft beers market. The importance of studying innovation in this sector was evidenced because, although it is internationally indicated innovation as the trademark of this market, there is a lack of Brazilian studies that investigate and analyze its existence and role in the national scenario. In addition, since strategic actions and marketing strategies of companies are the driving forces for innovation (CHESBROUER, 2003), the strategy was examined jointly because there were also no researches that investigated the innovation in the strategic scope of the companies in this sector. Due to the breadth of the strategy construct, it was decided to study it from the perspective of firm growth, external environment and positioning, resources and its generic aspect, relating it to the types and degrees of the innovation construct. In addition, despite the apparent rise of the craft beer market in Brazil, a deficit was found regarding the conceptualization and definition of craft beers and breweries, as a result of this, it was also tried to help fill this gap. As for the methodological procedures, the qualitative method was adopted with the use of the basic exploratory technique. Data collection was done from in-depth interviews with twelve craft beer producers in the São Paulo State, which is considered the most important state in this sector. As a data collection tool, a semi-structured script was used based on the literature review of this research. The data interpreted and analyzed pointed out that innovation is a decisive and essential factor for entry and growth, and the use of competitive strategies indicated that it is the way of how to act in the Brazilian craft beer market.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectinovaçãopor
dc.subjectestratégiapor
dc.subjectnicho de mercadopor
dc.subjectcervejas artesanaispor
dc.titleInovação e estratégia : um estudo no mercado de cervejas artesanais brasileiropor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)por
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.description.resumoConsiderando que as organizações podem inovar oferecendo serviços ou produtos que seu público alvo deseje, e as estratégias competitivas como o meio de ampliar ou conservar, e forma duradoura, uma posição sustentável no mercado (BESSANT; TIDD, 2009; FERRAZ; KUPFER; HAGUENAUER, 1995), buscou-se como objetivo central nesta pesquisa, analisar a associação da inovação e da estratégia no mercado de cervejas artesanais brasileiro. Evidenciou-se a importância de estudar a inovação neste setor, porque, embora ela seja indicada internacionalmente como a marca registrada deste mercado, há uma carência de estudos brasileiros que investigassem e analisassem a sua existência e papel no cenário nacional. Além disso, já que as ações estratégicas e estratégias de marketing das empresas são as forças motrizes para a inovação (CHESBROUGH, 2003) procurou-se examinar conjuntamente a estratégia, porque também não foram encontradas pesquisas que investigassem a inovação no espoco estratégico das empresas neste setor. Devido a amplitude do constructo de estratégia, decidiu-se estuda-la a partir da perspectiva do crescimento da firma, ambiente externo e posicionamento, recursos e o seu aspecto genérico, relacionando-a com os tipos e graus do constructo de inovação. Ademais, apesar da aparente ascensão do mercado de cervejas artesanais no Brasil, foi encontrado um déficit no que diz respeito a conceptualização e definição das cervejas e cervejarias artesanais, por conta disso, também procurou-se ajudar a preencher essa lacuna. Quanto aos procedimentos metodológicos, adotou-se o método qualitativo com o uso da técnica básica de caráter exploratório. A coleta de dados foi feita a partir de entrevistas em profundidade com doze produtores de cervejas artesanais do Estado de São Paulo, que é considerado nacionalmente o mais importante estado neste setor. Como ferramenta de coleta de dados foi utilizado um roteiro semiestruturado feito a partir da revisão da literatura desta pesquisa. Os dados interpretados e analisados apontaram que a inovação é fator decisivo e essencial para entrada e crescimento, e o uso de estratégias competitivas indicou ser o caminho de como atuar no mercado de cervejas artesanais brasileiro.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7243942418395236por
dc.contributor.advisor1Zilber, Moisés Ari
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0524413115146016por
dc.contributor.referee1Dantas, Sérgio
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8859149507113678por
dc.contributor.referee2Fischmann, Adalberto Américo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6912042006800008por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/16118/PRISCILA%20FERREIRA%20BENI.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3513/2/PRISCILA%20FERREIRA%20BENI.pdf
dc.keywordsinnovationeng
dc.keywordsstrategyeng
dc.keywordsniche marketingeng
dc.keywordscraft beereng


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