Inovação e estratégia : um estudo no mercado de cervejas artesanais brasileiro

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2017-06-19
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Beni, Priscila Ferreira
Orientador
Zilber, Moisés Ari
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Dantas, Sérgio
Fischmann, Adalberto Américo
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Considerando que as organizações podem inovar oferecendo serviços ou produtos que seu público alvo deseje, e as estratégias competitivas como o meio de ampliar ou conservar, e forma duradoura, uma posição sustentável no mercado (BESSANT; TIDD, 2009; FERRAZ; KUPFER; HAGUENAUER, 1995), buscou-se como objetivo central nesta pesquisa, analisar a associação da inovação e da estratégia no mercado de cervejas artesanais brasileiro. Evidenciou-se a importância de estudar a inovação neste setor, porque, embora ela seja indicada internacionalmente como a marca registrada deste mercado, há uma carência de estudos brasileiros que investigassem e analisassem a sua existência e papel no cenário nacional. Além disso, já que as ações estratégicas e estratégias de marketing das empresas são as forças motrizes para a inovação (CHESBROUGH, 2003) procurou-se examinar conjuntamente a estratégia, porque também não foram encontradas pesquisas que investigassem a inovação no espoco estratégico das empresas neste setor. Devido a amplitude do constructo de estratégia, decidiu-se estuda-la a partir da perspectiva do crescimento da firma, ambiente externo e posicionamento, recursos e o seu aspecto genérico, relacionando-a com os tipos e graus do constructo de inovação. Ademais, apesar da aparente ascensão do mercado de cervejas artesanais no Brasil, foi encontrado um déficit no que diz respeito a conceptualização e definição das cervejas e cervejarias artesanais, por conta disso, também procurou-se ajudar a preencher essa lacuna. Quanto aos procedimentos metodológicos, adotou-se o método qualitativo com o uso da técnica básica de caráter exploratório. A coleta de dados foi feita a partir de entrevistas em profundidade com doze produtores de cervejas artesanais do Estado de São Paulo, que é considerado nacionalmente o mais importante estado neste setor. Como ferramenta de coleta de dados foi utilizado um roteiro semiestruturado feito a partir da revisão da literatura desta pesquisa. Os dados interpretados e analisados apontaram que a inovação é fator decisivo e essencial para entrada e crescimento, e o uso de estratégias competitivas indicou ser o caminho de como atuar no mercado de cervejas artesanais brasileiro.
Descrição
Palavras-chave
inovação , estratégia , nicho de mercado , cervejas artesanais
Assuntos Scopus
Citação
BENI, Priscila Ferreira. Inovação e estratégia : um estudo no mercado de cervejas artesanais brasileiro. 2017. 202 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.